Prós e contras da dieta dos 5 fatores

Prós e contras da dieta dos 5 fatores

Sabe qual é o segredo de celebridades internacionais como Megan Fox e Eva Mendes para manter a silhueta? É a Dieta dos 5 Fatores. Para quem não conhece, ela é bem rígida e dura apenas cinco semanas.

A pessoa precisa seguir uma alimentação diária composta por cinco refeições (três refeições e dois lanches) e dedicar 25 minutinhos diários para realizar atividades físicas. Ao longo do dia, cinco grupos alimentares precisam conter no prato:

- Proteína magra ou de alto valor biológico (leite e iogurte desnatados, queijos magros etc.).

-Carboidrato complexo, de baixa ou média carga glicêmica (pão ou biscoito integral, ervilhas, legumes, arroz integral).

- Fibras, cerca de 2g cada refeição (cereais, grãos integrais, aveia, granola etc.)

- Ácidos graxos insaturados (azeite de oliva extravirgem, sementes oleaginosas, abacate).

- Bebidas liberadas, desde que sejam sem adição de açúcar.

Na opinião da Dra. Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra, especialista em prática ortomolecular e autora do livro "Dieta Ortomolecular - o segredo de rejuvenescer em total harmonia", essa dieta é rica em fibras que melhora o funcionamento do intestino, reduzindo o colesterol e a glicose. Porém, é também muito restritiva e pode trazer problemas em longo prazo.

"A dieta dos cinco fatores não apresenta nenhum tipo de proteína como carne branca, vermelha, peixes, ovos e proteínas de origem vegetal, como soja. Também não se utiliza folhas verde-escuras (espinafre, brócolis), todas ricas em ferro, ácido fólico e complexo B. Há risco de anemia ferropriva se for mantida por muito tempo", alerta.

E exemplifica: "Imagine uma refeição no almoço composta por arroz, lentilha e chuchu! Acho que falta um equilíbrio na composição nutricional diária, como incluir o feijão, as raízes (batata doce), as saladas (rúcula e tomate) e as frutas!"

Dra. Sylvana pensa que esta reeducação alimentar é indicada apenas para pessoas que estão com sobrepeso ou acostumadas a realizar atividade física. "As que possuem grande aumento de gordura corporal podem sentir os efeitos dessa dieta com mais veemência, pois a retirada de carne vermelha e peixes não é indicada nestas fases iniciais de dieta."

Portanto, antes de se arriscar copiando as dietas das celebridades, consulte um bom nutricionista. Ele vai lhe ajudar a montar uma dieta personalizada, que vai fazer você perder peso sem comprometer a saúde!


Por Juliana Falcão (MBPress)

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