Prato saudável para quem come fora

Prato saudável para quem come fora

Para muita gente, o almoço se torna a principal refeição do dia. E nem sempre ele é aproveitado da forma que merece, ou seja, muitas vezes fazemos as escolhas erradas não só optando pelo fast food como também não sabemos montar um bom prato no sistema self service.

O segredo está em fazer alimentação balanceada e acima de tudo comer devagar para facilitar o processo de digestão. Segundo a nutricionista Roberta Silva, o correto é escolher um alimento de cada grupo alimentar. "Consuma um carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca), uma proteína (frango, carne, peixe), grãos (feijão, lentilha, soja, grão de bico), verduras e legumes, e não exagere na quantidade. De sobremesa opte pela fruta ou gelatina", indica. E com relação à bebida, escolha sempre um suco de fruta ou água.

Outro ponto importante é usar poucas quantidades, afinal, você tem ainda mais duas refeições pela frente, pois o correto é fazer no mínimo cinco refeições diárias. Fracionar mais as refeições impede que você coma em muita quantidade.

Veja um exemplo de prato saudável para o almoço:

- 1 hortaliça crua: verduras de folhas (como alface, rúcula, agrião), tomate etc;

- 1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc;

- 1 cereal: arroz, massa, batata etc;

- 1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja etc;

- 1 carne: ave, peixe, carne, etc;

- 1 fruta: maçã, banana, pêra etc

Mas nada adianta você optar por alimentos saudáveis e comer correndo, sem mastigar os alimentos corretamente e levar grandes porções para a boca. Além de proporcionar mais saciedade, a mastigação lenta torna a digestão mais fácil. Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, ensina como ter mais tempo para refeições de qualidade.

- Agende também sua refeição: é comum planejarmos muitas atividades para serem realizadas durante a semana, mas, e o horário do almoço, separamos um tempo para ele? Este não é um compromisso com um cliente ou com seu chefe, mas é um compromisso com você;

- Convide seu amigo e/ou cliente para um almoço: tomar um café com o cliente ou com seu amigo é ótimo para alinhar tarefas e descontrair um pouco. E por que não um almoço? Convide ele para uma refeição tranquila e aproveite para conhecer mais essa pessoa. Mas, lembre-se, não vale ir à um restaurante fast food;


- Sempre que puder, evite reuniões pós-almoço: além de não ser o momento mais produtivo do seu dia (devido à própria digestão), almoçar com foco na reunião faz com que você se alimente com pressa, principalmente se pegar o restaurante lotado e ainda tiver que preparar algumas tarefas.

Por Juliana Lopes

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