Prato na cor vermelha pode fazer você comer menos. Será?

Prato na cor vermelha pode fazer você comer menos

foto: corbis

Você sabia que a cor do prato ou do copo que você usa na hora das refeições pode influenciar na quantidade de comida que você ingere?

É o que afirma o resultado do estudo de um grupo de psicólogos europeus, intitulado "The color red reduces snack food and soft drink intake", no qual se baseiam em evidências de que a cor vermelha age no consumo de lanches e refrigerantes.

Os resultados confirmaram as hipóteses: em um primeiro estudo, os participantes beberam menos quando utilizaram um copo vermelho do que um azul; já em um segundo estudo, comeram menos em um prato vermelho do que em um recipiente azul ou branco. Desse modo, a influência da cor auxiliou no processo de perda de peso.

"Os resultados sugerem que o vermelho trabalha em nível inconsciente e, assim, reduz a ingestão incidental de comida e bebida", aponta a pesquisa.

Especialistas afirmam que a cor vermelha está fortemente associada na mente das pessoas com perigo, parada e a necessidade de tomar cuidado. Essas associações agem como uma espécie de sinal inconsciente no caso de comer lanches ou beber refrigerantes. Por consequência, as pessoas consomem menos quando a cor vermelha está presente.

Por Jessica Moraes

Comente