Por que você deve comer a casca destes 10 legumes e frutas

A casca da laranja, por exemplo, tem quase o dobro de vitamina C se comparada ao sumo da fruta
alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

Quando vamos preparar ou comer um alimento, a primeira coisa que fazemos é retirar sua casca, certo? Mas o que pouca gente sabe é que é na casca de frutas e legumes que se encontram boa parte dos nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar bem. Ao retirar a casca, perdemos nutrientes, minerais e vitaminas, que vão direto para o cesto de lixo. 


A casca da laranja, por exemplo, tem quase o dobro de vitamina C se comparada ao sumo da fruta. E embora a casca possa parecer algo meio sem graça, há inúmeras receitas saborosas e econômicas para aproveitar as cascas de frutas e legumes.Aqui estão 10 alimentos com casca que, com um pouco de criatividade, podem fazer parte de sua dieta alimentar, compondo pratos saborosos e bem nutritivos! 

Maçãs

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A casca de uma maçã contém cerca de metade do teor de toda a fibra contida na fruta. Uma maçã proporciona 9 miligramas de vitamina C, 100 de vitamina A e 200 gramas de potássio. Ao remover a casca, você perde cerca de um terço desses nutrientes. A casca também tem quatro vezes mais vitamina K do que a polpa. 

A vitamina K prevalente também na carne e nos espinafres e em outros legumes verdes, ajudando a formar coágulos sanguíneos que cessam um sangramento, além de ajudar a ativar as proteínas que seu corpo precisa para o crescimento celular e a manutenção óssea saudável. A casca da maçã possui benefícios potenciais além do seu teor de vitamina. 

Um antioxidante chamado quercetina, encontrada principalmente na casca, auxilia a função pulmonar. A quercetina também protege sua memória .

Batatas

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A casca de uma batata carrega nutrientes como ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitamina B6 e vitamina C em grandes quantidades. Por exemplo, 100 gramas de casca de batata contêm sete vezes mais cálcio e 17 vezes mais ferro do que a mesma quantidade da batata em si. E vale lembrar que a casca da batata doce é repleta de uma quantidade significativa do betacaroteno, que se converte em vitamina A durante a digestão. 

A vitamina A é essencial para a saúde celular e a regulação do sistema imune, e é extremamente útil na manutenção da função do órgão.

Cítricos (laranjas, limões, toranjas, limas)

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A casca de uma laranja tem duas vezes mais vitamina C do que todo o restante da fruta. Ela também contém concentrações mais elevadas de riboflavina, vitamina B6, cálcio, magnésio e potássio. Os flavonóides têm propriedades anti-cancro e as propriedades anti-inflamatórias, aumentando também a absorção de ferro.

Pepinos

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A casca verde escura do pepino contém a maioria dos antioxidantes de um pepino, além de fibra solúvel e potássio. A casca de pepino também detém a maior parte de sua vitamina K. 

Kiwi

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A casca do kiwi contém mais flavonóides, antioxidantes e vitamina C do que o interior, bem como o dobro da fibra contida na polpa da fruta. 

Berinjela

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A tonalidade púrpura da berinjela vem de um antioxidante poderoso chamado nasunin, que ajuda a proteger contra o desenvolvimento do câncer, especialmente no cérebro e em outras partes do sistema nervoso. O nasunin também tem propriedades antienvelhecimento.

Manga

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

Os pesquisadores descobriram que a casca da manga contém propriedades similares ao resveratrol, o que ajuda a queimar gordura e inibe a produção de células de gordura maduras. A casca de uma manga também contém grandes quantidades de carotenoides, polifenóis, ômega-3, ômega-6 e ácidos graxos poli-insaturados.

Melancia  

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A melancia contém uma substância chamada citrulina, que possui propriedades antioxidantes e converte as para arginina, um aminoácido essencial que é benéfica para o coração, o sistema imunológico e o sistema circulatório. Mas a maior parte da citrulina é encontrada na casca.

Abacaxi

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

Já a casca do abacaxi possui bromelina, uma enzima que pode ajudar a reduzir a inflamação, especialmente no nariz e seios. 

Bananas

alimentos saudáveis

Foto - Reprodução

A casca da banana da casca contém mais fibra do que a fruta, e também é mais rica em potássio. A casca também contém luteína, um antioxidante poderoso que tem um papel na manutenção da função do olho saudável. Um aminoácido chamado triptofano é mais concentrado na casca do que no interior. Entre outras coisas, acredita-se que o triptofano possa aliviar a depressão, aumentando os níveis de serotonina, um neurotransmissor no cérebro que afeta o humor.

Por Renata Branco

Comente