Por que adicionar esses alimentos probióticos em suas refeições

Pessoas que comem alimentos fermentados são menos propensas a ter ansiedade social
probióticos

Foto - Reprodução

Conhecidos como probióticos, essas "boas" bactérias e leveduras encontradas em alimentos fermentados como iogurte (um clássico probiótico) podem ajudar a aumentar a diversidade de boas bactérias em sua flora intestinal, o que, por sua vez, pode melhorar sua saúde, especialmente em relação a certos problemas digestivos, protegendo também toda a região gástrica e intestinal.

O que é mais interessante é que os probióticos também têm sido associados a formas de amenizar outros problemas de saúde. Por exemplo, em um estudo publicado no ano passado na Psychiatry Research, uma publicação científica, os cientistas descobriram que os participantes que comeram mais alimentos fermentados eram menos propensos a ter ansiedade social. Outro estudo descobriu que pessoas que tomaram suplementos probióticos eram menos propensos a focar em sentimentos ruins, uma tendência associada com a ansiedade e a depressão.


Para saber qual tipo de alimento probiótico é mais eficaz em seu organismo, continue lendo abaixo a lista de bons alimentos para o intestino e que valem ter um bom espaço no seu prato diariamente.

Iogurte

Vamos começar com o clássico. O iogurte grego é provavelmente a sua melhor aposta. Além de uma dose generosa de probióticos, esse tipo de iogurte contém 17 gramas de proteína, e pode ser consumido a qualquer hora do dia, preferencialmente pela manhã, quando o intestino deve funcionar  para limpar as toxinas do nosso organismo.

Kefir ou quefir

O kefir é uma bebida de leite fermentado. É basicamente um iogurte que tem ainda mais cepas de culturas vivas e agora, graças ao maior interesse das pessoas em alimentos fermentados, ele vem ganhando uma variedade de deliciosos sabores que tornam o produto ainda melhor.

Tempeh

Não devendo ser confundido com tofu, o tempeh é um bolo de soja fermentada muito versátil e de textura mais firme que o tofu. Você pode fritar na panela, cortá-lo para um sanduíche e utilizá-lo em diferentes receitas veganas. Vale lembrar que o tempeh possui grande fonte de proteína de alta qualidade.

Soro de leite coalhado

leite fermentado

Foto - Reprodução

Esta rica e deliciosa bebida também pode ser uma fonte de probióticos poderosa! Este leite tem uma das duas espécies de bactérias adicionais que ajudem a fermentar o açúcar. O processo de fermentação também torna o leite muito mais ácido, por isso pode ser muito azedo bebê-lo sem adição de açúcar. A bebida pode ser usada para fazer purê de batatas, pudim e outros alimentos.

Por Renata Branco

Comente