Por que a vontade de comer doces aumenta na TPM?

A ciência pode explicar o motivo da mulherada não resistir a um chocolate quando está perto 'daqueles dias'
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Você já se perguntou porque é quase impossível resistir a aquele doce super delicioso quando se está na TPM? Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo indicou que uma mulher estressada tem sete vezes mais vontade de comer um doce.


Segundo a nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição, esta sensação tem explicação. “Junto com as alterações hormonais que naturalmente acontecem no período que antecede a menstruação, há também uma queda no nível de serotonina. Isso explica sintomas como irritabilidade, variação de humor e aumento na fome, especialmente fome de doces", explica. 

A medica diz que numa tentativa do organismo conseguir mais carboidratos, surge esta vontade grande de comer açúcar, o que gera bem-estar. Mas depois de se esbaldar, sempre dá uma pontinha de culpa, não é?  

Calma! Ainda de acordo com a nutricionista, esse consumo não é prejudicial à saúde, mesmo em casos de dieta. “O segredo está no equilíbrio. Qualquer ingrediente em excesso não faz bem. O açúcar em pequenas quantidades e associado a uma vida saudável é uma ótima fonte de prazer. O essencial é respeitar a vontade do corpo”, diz.

Mas se você quer fugir da tentação de qualquer jeito, temos más notícias para você. Para a especialista é melhor comer um doce quando se tem vontade, do que tentar enganar o organismo com outras opções, mesmo as menos calóricas.  

“Normalmente, o que acontece é que as mulheres comem “o mundo” tentando driblar a vontade do doce e depois acabam não resistindo e comendo o doce por cima. Matar logo a vontade com um pouquinho do doce resolve o problema e economiza essas outras calorias desnecessárias”, afirma. 

“Para a mulher que está na TPM e sente muita vontade de comer doce, sugiro antes ou depois dos exercícios físicos, pois é um alimento útil para recuperação dos músculos", diz.  A nutricionista Marcia Daskal finaliza reforçando a importância do equilíbrio. “Para não exagerar na dose, a mulher pode fazer um diário do que ingeriu na semana, pois isso ajuda a visualizar os momentos em que o corpo mais pede o açúcar, como a TPM”.

Vai um docinho aí?

Por Thamirys Teixeira

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