Por que a batata-doce ajuda a emagrecer?

batat doce

Foto - Shutterstock

Companheira do frango grelhado, a batata-doce ganhou fama de aliada no emagrecimento. E não é para menos. Esse tubérculo é o mais nutritivo entre os carboidratos. Ela tem mais cálcio e o dobro de fibras que a batata inglesa e que a mandioca, além de ser riquíssima em proteínas (ajuda na manutenção dos músculos), potássio (controla a pressão arterial) e fósforo (aumenta a disposição). Fora isso, ela é quase um complexo vitamínico, rica em antioxidantes e vitaminas A, B, C. Ufa!

A batata-doce é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, faz com que a glicose seja liberada de forma mais lenta, sem provocar picos e sem aumentar a produção de insulina. Dessa forma o pâncreas não precisa trabalhar tanto assim para levar o açúcar para dentro das células e estimular o organismo a estocar gordura.

Apesar de fazer parte da família dos carboidratos, é considerada uma fibra insolúvel, que resiste às enzimas do intestino delgado, fazendo com que o organismo elimine gordura e açúcares.

O tubérculo ainda ajuda no funcionamento do intestino e baixa as taxas de colesterol e diabetes. Por ser rica em fibras, ela aumenta a saciedade e seu amido resistente protege o coração, diminuindo as taxas de colesterol e triglicérides.

Seu sabor adocicado confere aos pratos com batata-doce combinações mais exóticas. Ela combina bem com mel, canela e coco, dando origem a diversos doces. O preparo salgado também é gostoso. Faça assada ou cozida, substituindo as batatas tradicionais. Uma dica: com a casca, ela ganha sabor rústico e tem ainda mais nutrientes.

Veja algumas receitas com batata-doce:

Salada de frango com batata-doce

Ingredientes

1 kg de batata-doce cortada em rodelas

1 peito de frango inteiro, desossado e sem pele

1 cebola média, cortada em quatro partes

1 dente de alho inteiro

5 grãos de pimenta-do-reino

1 col. (chá) de sal

Salsinha, coentro e louro frescos a gosto

1 prato (sobrenome) de alface

1 prato (sobrenome) de rúcula

4 tomates cortados em rodelas finas

Cebolinha e coentro picados a gosto

1 col. (chá) de semente de girassol

Modo de preparo

Cozinhe a batata-doce, escorra a água e deixe esfriar. Em outra panela, cozinhe o frango com a cebola, o alho, a pimenta, o sal e o buquê de temperos até que fique no ponto. Espere o frango esfriar e desfie. Monte a salada com todos os ingredientes.

Suflê de batata-doce

Ingredientes

4 batatas-doce

1 dente de alho socado

1 cebola picada

1 copo de leite morno

1 lata de creme de leite

1 colher de sopa de maisena

1 colher de sopa de margarina

200 g de mussarela fatiada

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Lave as batatas e as corte em rodelas, deixando as pontas de fora. Cozinhe por 5 minutos escorra e reserve. Refogue a cebola e o algo, com sal e pimenta. Acrescente o leite, a margarina e a maisena, mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 8 minutos, até a mistura ficar homogênea. Deixe esfriar e acrescente o creme de leite e misture.

Unte uma travessa e coloque um pouco da mistura. Por cima, faça uma camada com as batatas-doce. Cubra com mussarela e repita as camadas. Para finalizar, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno por 20 minutos.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: carboidratos dieta triglicérides