Pesquisadores criam proteína que imita gosto de gordura

Pesquisadores inventam proteína que imita gordura

Foto - Shutterstock

Não seria maravilhoso se você pudesse comer aqueles doces lindos, de encher os olhos (e a boca), mas sem encher partes indesejadas do corpo com milhões de calorias? E o melhor, esses doces têm o mesmo gosto de doces de verdade? Essa realidade pode estar mais próxima do que você imagina!

Pesquisadores da Heriot-Watt University e da University of Edinburgh criaram uma proteína que eles afirmam imitar o gosto e até a textura de gordura de forma bem natural. Desse modo, a tal proteína permite aos fabricantes de alimentos substituir calorias sem substituir o gosto ou a qualidade do produto - uma dádiva para quem quer manter a dieta sem abrir mão de algumas delícias.

"Nós já pavimentamos o caminho para o desenvolvimento de proteínas modificadas que mimetizam a gordura e que podem ser usadas para produzir uma ampla gama de alimentos com baixo teor de gordura", disse o Dr. Steve Euston, professor na School of Life Sciences, que liderou a pesquisa. "Os resultados podem ser trazer benefícios importantes para a saúde, bem como a redução no número de problemas relacionados a obesidade e sobrepeso."

A ressalva é feita apenas em bolos e queijos: o gosto não chega tão perto do real, porque as proteínas desenvolvidas não conseguem imitar tão bem o comportamento das gorduras originais. Ainda assim, os resultados do projeto foram promissores e, quem sabe em um futuro próximo, você pode comer delícias durante a semana sem culpa!


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: doces dieta