Parar de fumar e engordar! O que fazer?

Para aqueles que tomaram a decisão de parar de fumar seguem algumas explicações e dicas para que você não adquira peso.

Será que existe de fato alguma ligação entre parar de fumar e adquirir peso? O cigarro tem em sua composição nicotina, que aumenta a termogênese (gasto de energia). Assim, o fato de parar de fumar pode resultar em um pequeno aumento de peso pela diminuição do gasto energético. Outra possível causa seria que a nicotina potencializa a ação da leptina (hormônio responsável pelo equilíbrio energético e pela sensação de saciedade).

A nicotina também pode afetar a regulação do apetite através dos neurotransmissores dopamina e serotonina, pois estes encontram em quantidades aumentadas em pessoas que fumam, conseqüentemente diminuindo a ingestão alimentar. Estas seriam as possíveis explicações para aquisição de peso quando se para de fumar. De fato, existe este risco, mas isto pode ser controlado ou até mesmo evitado. Os benefícios do abandono do cigarro são muito maiores do que o possível ganho de peso.

O ideal seria adotar um estilo de vida mais ativo antes de decidir abandonar o cigarro, ou seja, se exercitar mais, praticar atividade física regularmente, visando também o controle de peso, diminuição do estresse e da ansiedade, pois se não forem controlados estes sintomas, será mais difícil evitar o descontrole na alimentação.

Confira algumas dicas:

- Faça várias refeições ao dia, com menores quantidades. Não fique muitas horas sem comer, isso vai contribuir para minimizar a fome e também para que seu metabolismo esteja sempre ativo.

- Beba de 2 a 3 litros de água todos os dias, experimente sempre que tiver vontade de fumar, beber um copão de água.

- Chiclete diet é uma boa opção na hora do desespero, mas não faça disso uma rotina, pois o hábito excessivo e freqüente de mascar chicletes ou balas não é saudável.

- Evite café e bebidas alcoólicas, pois podem ser um convite ao cigarro.

- Para controlar a ansiedade, quando pintar a vontade de fumar, procure relaxar, converse com seus amigos, assista um bom filme, escute música, caminhe, enfim procure se manter ocupado.


Você que tomou essa decisão, siga forte até o fim, com certeza esta batalha não será fácil, mas quando perceber que venceu, verá que valeu muito a pena.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente