Pão: saiba como escolher o melhor tipo para o seu dia a dia

Pão saiba como escolher o melhor tipo para o seu d

Light, integral, com grão ou cereais, as opções para quem gosta de pão nas prateleiras dos supermercados é enorme. Mas, como saber qual é o tipo de pão ideal para você? De acordo com a nutricionista Vanderli Marchori, antes de tudo é preciso saber exatamente o que seu organismo precisa para adequar o alimento a dieta mais indicada para a sua necessidade.

Segundo a especialista, um dos pães mais procurados no mercado é o Light, talvez pela nomenclatura estar associada ao emagrecimento. Mas é importante lembrar que para ser considerado um alimento ‘light’ o produto precisa ter redução de 25% em pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, não especificamente em calorias. "Isso significa que você não vai necessariamente emagrecer se trocar o pão tradicional pelo pão light, mas você pode ajudar a controlar sua pressão escolhendo um pão com 25% menos sódio, ou seu colesterol com 25% a menos gordura", explica Marchori.

Para as pessoas que optam pelos pães integrais, aquele produzido com a farinha integral - com grãos de trigo são triturados inteiros, diferente da refinada, que exclui a casca e o gérmen -, oferece mais vitaminas do complexo B, sais minerais, fibras, proteínas e gordura. Ou seja, te deixa satisfeito por mais tempo, o que pode favorecer o emagrecimento. Não podemos esquecer que por ter uma quantidade de fibras maior, o pão integral facilita também a digestão e o funcionamento do intestino.

Outro pão que ganha um espaço cada vez maior nas prateleiras dos mercados é o pão com grãos. "O que mais chama a atenção na embalagem é o número, que vai desde sete até 15, mas o que é importante destacar é que não importa o número, mas a qualidade e as características de cada grão", aponta.

Não sabe quais os benefícios de cada grão? A nutricionista dá as dicas: "a linhaça, por exemplo, auxilia no sistema digestivo, deixa a pele mais bonita, tem componentes antioxidantes e anticancerígenos, ômega 3, que limpa as artérias, sem contar que é um poderoso desintoxicante. Já a aveia, por sua vez, reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial, enquanto a quinua ajuda a recuperar e manter os músculos, além de acelerar o metabolismo".

Mas, muita calma. Não é porque os pães são ricos em carboidratos e geram energia suficiente para o corpo durante um dia inteirinho que devem ser consumidos sem moderação ou virar um substituto para as refeições principais e, lembre-se: antes de fazer a sua escolha leia o rótulo do produto escolhido para saber se ele é a opção mais indicada para você.

Por Paula Perdiz

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