Os truques de Isis Valverde contra a intolerância a glúten

isis valverdeglúten

Isis Valverde com sua marmita vermelha. Foto - William Oda/Agnews

Alimentos feitos de trigo, e alguns outros grãos contêm uma proteína chamada glúten. A intolerância ao glúten vem desafiando o conhecimento científico há muito tempo devido à sua apresentação clínica variada. É o caso da atriz Isis Valverde.

Quando descobriu que era celíaca - doença que impede as paredes do intestino de absorverem os nutrientes dos alimentos e até mesmo de remédios - , Isis Valverde mudou completamente sua alimentação. Eliminou de vez o glúten da comida e passou a incluir em seu cardápio sucos nutritivos, sementes oleaginosas e muitas frutas.

A responsável em elaborar seu cardápio é a nutricionista funcional Carla Cotta. Em dezembro do ano passado, a profissional foi contratada por Isis para ir até a sua casa e ensinar sua cozinheira a fazer pratos sem glúten. Além de dar dicas de cardápio (veja receitas abaixo) e orientar como ele deve ser feito, Carla também ensina a organizar a despensa da cozinha.

Desde então, Isis passou a incluir em seu cardápio muitos sucos verdes nutritivos, tapioca e pratos com receitas variadas com quinua, entre outros. Tudo, é claro, sem glúten. "Quando conheci a Isis, ela já tinha diagnosticado que era celíaca. Meu trabalho foi só orientar sua cozinheira a fazer os pratos de forma correta e dar opções variadas de receitas", explica Carla.

A intolerância que Isis sofria ao glúten atacava seu intestino e fazia cair seu cabelo. Em entrevista a uma publicação, a atriz contou que chegou a parar no hospital por causa de sua intolerância ao glúten. " Em um mês, cheguei a pesar 45 quilos. Passava muito mal, porque o glúten irritava todo o 'caminho' da comida em meu corpo", contou a atriz a uma outra revista.

Por causa da intolerância, Isis precisa ter muito cuidado quando come fora. A solução foi adotar a marmita em suas viagens. Assim, não corre o risco de comer algum alimento com glúten. Para onde vai, leva sua comida.

A dieta de Isis Valverde

A dieta de Isis também inclui raízes como inhame, batata baroa e batata doce. Quando consome uma delas, exclui o arroz. "Ela come muito bem e durante a recuperação do acidente que sofreu fiz apenas pequenos ajustes na quantidade que coloca no prato."

Derivados do leite de vaca não fazem parte da alimentação da atriz. A nutricionista achou melhor excluí-los por favorecerem o surgimento de alergias. "O cálcio do leite pode ser substituído por peixes e leite de amêndoas".


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: glúten intolerância ísis valverde