Os poderes do chá de hibisco

chá de hibisco

O Hibisco é uma flor originária da África muito utilizada em chás e também na culinária.

A nutricionista Sílvia Coelho fala mais sobre ele. "Devido seu sabor agradável e suave, atrai diversos adeptos a bebida, onde é extraído um atraente chá de cor vermelho vivo".

Segundo Sílvia, as propriedades medicinais do hibisco estão presentes no cálice da flor, mas as flores também são utilizadas. "São elas: antibacteriano, diurético, anti-inflamatório, adstringente e também possui atividade calmante e emagrecedora, que pode ser um grande aliado para perda de peso, inchaços, dores no estômago e inflamações. Os efeitos são sentidos quando aliado a hábitos alimentares saudáveis", descreve.

E não acaba por aí: "também possui Vitamina C, ácido tartárico, ácido málico e antocianinas que são potentes antioxidantes, capazes de combater os temíveis radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de doenças e envelhecimento precoce", acrescenta a nutricionista.

Sílvia dá a dica de como preparar o chá de hibisco:

Prepare-o corretamente, para aproveitar todas as suas propriedades: Coloque 1 litro de água para ferver. Desligue o fogo quando estiver iniciando a fervura, e acrescente 2 colheres de sopa cheias da erva e deixe em infusão por 10 minutos.


Não adoçar. Se desejar, acrescentar pau de canela (excelente para acabar com a vontade de ingerir doces) ou folhas de hortelã (digestiva, desintoxicante, diurétiva e refrescante).

Por Jessica Moraes

Comente