Os benefícios do amendoim na alimentação

O alimento tem efeito anticancerígeno
amendoim-saúde

Foto - Shutterstock

Muito consumido em praias e como petisco, o amendoim é um alimento comprovadamente saudável. Mas o que muitos não sabem é que sua ingestão moderada pode trazer uma série de benefícios a quem o consome. 

Segundo Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ele é rico em fitoesteróis, que possui efeito anticancerígeno e atua no organismo em diferentes frentes.

O alimento inibe a proliferação celular, estimula a morte de tumores e modifica alguns dos hormônios que levam ao crescimento destes.  Além disso, evidências apontam para a redução de casos de Mal de Azheimer e doenças cardiovasculares, e prevenção de Diabetes tipo 2.

“Os fitoesteróis são um tipo de gordura com estrutura semelhante ao colesterol, mas que tem origem vegetal e não é produzida pelo corpo. Presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, ela é reconhecida desde os anos 1950 por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue”, explica Vanderli. Há várias formas de se consumir essa semente que também é rica em ácidos graxos insaturados – benéficos à saúde –, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos. Super saudável!


Por Vila Mulher

Comente