Os benefícios das frutas oleaginosas

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Muita gente joga as sementes fora após consumir alguma fruta, mas é importante saber que nem sempre elas devem ser dispensadas. Um exemplo clássico é da fruta oleaginosa, que, na verdade, é uma semente comestível riquíssima em nutrientes.

Entram, nessa tipo de fruta, as amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-Pará, nozes, pinhão e pistache e os benefícisos dessas sementes são diversos. "Elas são importantes antioxidantes e protegem contra doenças do coração. Além disso, por terem vitamina E, são ótimas para a formação dos glóbulos vermelhos e do tecido muscular", informa a nutricionista da Atual Nutrição, Cátia Medeiros.

Cerca de 60% das frutas oleaginosas são compost as por lipídios, um tipo de gordura, e mesmo possuindo um alto teor calórico, seu consumo ainda é indicado. "Elas apresentam gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como gorduras boas, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, esses alimentos também têm proteínas de alto valor biológico, vitamina E e micronutrientes, como o selênio, cobre e o magnésio", detalha Cátia.

Por serem fonte de gorduras insaturadas e poli-insaturadas, as frutas oleaginosas agem no organismo como antioxidantes, ajudando na diminuição do colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL, evitando assim a formação de placas de gordura no sangue. As únicas contraindicações para o consumo dessas frutas são para pessoas alérgicas e crianças menores de um ano.  


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