Os 5 mitos e verdades da Goji Berry

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Foto - Shuterstock

Quando a Goji Berry ficou conhecida como a fruta sensação das dietas, muito foi dito sobre seus benefícios e a promessa de ajudar no emagrecimento. Fruto da planta Lycium barbarum ela é utilizada pela medicina tradicional chinesa há mais de 600 anos e até suas folhas são empregadas em chás para aumentar a imunidade.

Para esclarecer as duvidas a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi desvenda os mitos e verdades dessa fruta originária do sul da Ásia.

1- Verdade - Goji Berry aumenta a energia, desempenho físico e qualidade do sono e concentração.

Um estudo internacional publicado em 2008 relatou que o consumo regular da fruta está associado a esses benefícios. "Essas são funções importantes para quem deseja emagrecer, por isso, além do valor calóricofavorável, a fruta pode auxiliar no emagrecimento, quando aliada a alimentação equilibrada e atividade física.

Além disso, os aminoácidos da fruta auxiliam no enrijecimento muscular e combate à flacidez e celulite".

2- Mito - Goji Berry faz emagrecer

A nutricionista explica porque a Goji Berry foi associada como auxiliar de dietas, "Estudos científicos não relacionaram até então, o consumo da fruta ao emagrecimento, mas sim ao aumento na disposição e fatores que podem colaborar para tal.

Nesse caso, indica-se o consumo da fruta pela manhã, ou antes, do exercício físico. Porém, apenas o consumo da fruta sem mudanças dos hábitos inadequados, não garante o emagrecimento".

3- Verdade - A fruta é um superalimento

A nutricionista explica: A Goji Berry possui muitas propriedades que direta ou indiretamente auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Ela possui vitamina C, que além de ser responsável pela ação antioxidante, fortalece as defesas do organismo.

Também tem zinco, selênio e vitaminas do complexo B que auxiliam o equilíbrio hormonal e também fortalecem o sistema imunológico.

4- Verdade - Goji Berry ajuda na manutenção da glicemia e produção de hormônios do crescimento, assim como imunidade

Segundo a nutricionista, as substâncias ricas em antioxidantes como esta, combatem o envelhecimento ; auxiliam no equilíbrio do colesterol sanguíneo; atuam na proteção da visão e combatem problemas de pele.

5- Mito - não há contraindicações

Com todos esses benefícios é natural que as pessoas achem que a fruta é "magica" e pode ser consumida também em grande quantidade. Porém um estudo recente publicado na revista Ann Allergy Asthma Imunology, demonstrou que o consumo da Goji Berry pode provocar reações alérgicas em indivíduos que possuem alergia ao látex.

"Recomenda-se que indivíduos que apresentem alergias alimentares, tenham cautela na introdução da fruta na dieta. Além disso, pessoas em uso de medicamento anticoagulante também tem o consumo contraindicado".

Para consumir da forma correta, a profissional orienta "Uma colher de sopa da fruta, oferece cerca de 50 calorias e 100 gramas da fruta desidratada possui cerca de 250 calorias. Tente consumi-las diariamente em um lanchinho ou em uma vitamina",finaliza.


Por Vila Mulher

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