Onde encontrar os benefícios das vitaminas

vitaminasliposolúveis

Foto - Shutterstock

As vitaminas melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento.

Elas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. As vitaminas A,D,K, E são lipossolúveis, sendo solúveis em gordura. Essas vitaminas se ingeridas em excesso podem prejudicar o organismo.

De acordo com o nutrólogo André Veinert, apesar disso, a carência delas pode causar avitaminose e outras doenças. "A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pouco variada, as pessoas que não consomem frutas ou verduras podem desenvolver algumas doenças que podem ser consequência da avitaminose", afirma.

Para o organismo não. sofrer é recomendado fazer uso diário de alimentos como frutas e verduras. Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:

Vitamina A

Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele.

Onde encontrar: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.

Vitamina D

É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose.

Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E

Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras.

Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C

Ajuda fortalecer o sistema imunológico, tem função antioxidante assim como a vitamina E, e também auxilia no processo de absorção do ferro pelo organismo.

Onde encontrar: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.

Vitamina K

É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal, sendo uma vitamina lipossolúvel.

Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa.

Procure sempre a orientação de especialistas para você não cometer nenhum erro que possa comprometer a sua saúde. Mantenha hábitos saudáveis e faça exercícios físicos, assim você manterá todo o seu organismo e sua mente funcionando em perfeita sintonia.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: saúde vitaminas organismo alimento fortalecer