O que é que a banana tem?

O que é que a banana tem

Que a banana é uma fruta rica em benefícios para a saúde, já se sabe. Mas é bom saber que existem grupos de pessoas que devem consumi-las com moderação: os obesos e os diabéticos. Segundo especialistas, a banana possui elevado índice glicêmico, ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina.

Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, pode trazer danos a esses pacientes.

Entretanto, se você não se enquadra nessas categorias, saboreie uma das frutas mais recomendadas para a saúde e desfrute além do seu sabor, todos seus benefícios.

A banana é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia rápida ao organismo; vitamina B6, essencial para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro; potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, inclusive o cardíaco. Além de outros nutrientes, capazes de trazer energia, auxiliar nos tratamentos de hipertensão e anemia, além de combater a depressão.

A fruta ainda é indicada para portadores de pressão alta que usam medicamentos diuréticos. O consumo de duas bananas ao dia ajuda na reposição do potássio eliminado na urina.


Com todas as vantagens que a banana tem, ela ainda pode, no futuro, ser transformada em "vacina". É o que vem buscando desde os anos 90 o cientista norte-americano Charles Arntzen.

Durante mais de dez anos de teste, ele vem trabalhando no desenvolvimento de uma banana geneticamente modificada para servir de imunização contra a hepatite B. Os resultados são promissores, entretanto, existe um receio dentro da comunidade científica de que estas vacinas poderiam suprimir a auto imunidade do corpo, ou seja, fazendo com que as defesas do corpo ataquem por engano células sadias.

Por Jessica Moraes

Comente