O que comer na festa junina?

É chegada a época das festas juninas, quanta tentação, não é mesmo? Comidas típicas, bebidas quentes e muita alegria marcam este mês. O que fazer para comer todas estas coisas e não sair fora do peso? A resposta certa para esta pergunta é a seguinte: comer na quantidade adequada. Você pode experimentar de tudo, mas não extrapole na quantidade.

Porém, existem alguns alimentos típicos desta época, que apesar de possuírem valor calórico elevado, contem nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo, como por exemplo:

Vinho quente: o vinho é originado através da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de possuir teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, segundo estudos. Se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide que tem ação antioxidante, que também combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células.

Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Um copo pequeno fornece aproximadamente 190kcal.

Milho: seja como pipoca, canjica, bolo, o importante é não deixar de experimentar um pouquinho deste cereal. Possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, folato, ferro e fibras, em sua composição nutricional. É um alimento de fácil digestão. Uma espiga de milho fornece aproximadamente 108 kcal.

Batata doce: possuidora de um sabor adocicado irresistível, este carboidrato é fonte de betacaroteno, que ajuda a evitar alguns tipos de câncer. Uma batata doce assada fornece aproximadamente 106 kcal.

Pinhão: este delicioso petisco é fonte de proteína, tendo também em sua composição nutricional cálcio, magnésio e fibras. Cerca de 5 unidades de pinhão cozido fornecem aproximadamente 51 kcal.


Depois de conhecer um pouco mais sobre estes alimentos, aproveite para não deixar de consumir um pouco de cada. Sem exagerar!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente