O que comer depois do Natal?

excessos

foto: © Todd Warnock/Corbis

Exagerou nos comes e bebes no Natal? Normal, pois todo mundo vai um pouquinho além do que pode nessa época. O importante é redobrar os cuidados logo que essa fase acaba.

Após estes excessos, o ideal é seguir uma dieta de desintoxicação nos dois primeiros dias, ingerindo bastante líquidos e restringindo um pouco mais a alimentação, consumindo mais grelhados e saladas. Aí não vale abrir exceção, nem para doces, frituras ou qualquer tipo de guloseima.

Após esses dois dias, você pode prosseguir com uma dieta habitual e saudável, que contenha alimentos de todos os grupos: cereais, carnes, vegetais, gorduras etc.

O que se deve lembrar é que esses exageros sejam sempre uma exceção, e não uma regra. Mantenha uma dieta equilibrada sempre. Uma dica é dividir seu prato em: 1/2 para as saladas, 1/4 para as carnes (de preferência carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas) e o outro 1/4 para os grupos de energéticos (grãos em geral - de preferência integrais, massas sem recheio, tubérculos).

Variar e ter um prato colorido ajuda a conquista não só do emagrecimento como de uma vida muito mais saudável.


E coisas interessantes para você incluir na sua dieta pós-feriado: beba, no mínimo, 3 litros de água por dia, que ajuda a eliminar as toxinas, e aposte no abacaxi. A fruta ajuda na digestão da gordura e contém diversas vitaminas (A, B1, B2, B3 e C) e sais minerais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, fibras e bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de gorduras e não na eliminação destas. Pode aliviar aquela sensação de estufamento, principalmente após o consumo de carnes.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: dieta natal excesso natal