O poder do potássio

O poder do potássio

Você sabia que, se rechear o seu prato com alimentos ricos em potássio, você estará automaticamente evitando o risco de ter um derrame (acidente vascular cerebral) e diabetes do tipo 2?

Pois alguns estudos mostram que a ocorrência desses tipos de doença está geralmente relacionada com a ausência do mineral. Uma das hipóteses científicas seria de que o potássio influencie processos das enzimas que atuam sobre a ação da insulina, no caso de diabetes. Se falta potássio no organismo, o açúcar, por outro lado, tende a sobrar.

O potássio também faz um bem danado ao cérebro, se ingerido em boas doses. Um estudo divulgado na conceituada publicação "Journal of american College of Cardiology" comprovou que um leve acréscimo da dose ideal diária de potássio é suficiente para haver uma redução de 21% nas chances de ter um acidente vascular cerebral.

A hipótese nesse caso é de que o mineral "relaxaria" os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue por todo o corpo e prevenindo o rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais.


Alimentos ricos em potássio: banana, feijão, goiaba, mandioca, espinafre, pêra, carne, abacate, sardinha, linhaça, alcachofra, beterraba, couve, amêndoa, extrato de tomate. A dose diária recomendada é de 4,7 gramas para os adultos.

Por Jessica Moraes

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