O poder das frutas amarelas

frutas amarelas

foto: Shutterstock

Hora ou outra o mercado se depara com algum "boom". Já foi a época em que as frutas vermelhas estavam em alta, depois veio à importância dos alimentos verdes e o estrelato do cacau. Agora é vez das frutas amarelas.

Banana, abacaxi, manga, pera, maracujá, cenoura, laranja, damasco e pêssego são algumas delas. Elas contêm vitaminas A, B, C, cálcio, ferro magnésio, fósforo, potássio e sódio. Ricas em antioxidante, no qual combate os radicais livres e consequentemente, o envelhecimento precoce, as frutas amarelas aumentam a resistência, regulam a função intestinal e são ótimas para manter a saúde da pele e do cabelo. Além disso, são fontes de ácido fólico, betacaroteno e tiamina.

Elas ainda contêm substâncias que protegem a visão, combatem o estresse, ativam o sistema imunológico, protegem a pele, evitam alguns cânceres e ajudam no bronzeado. Ótima pedida para as brasileiras que querem manter a marquinha de biquíni por mais tempo depois do verão. Tanto que o bronzeador "Cenoura e bronze" não tem esse nome à toa!

A pedido da Rede de Farmácia de Manipulação Officilab, o endocrinologista Tércio Rocha diz que é importante à ingestão de, no mínimo, cinco porções de frutas e legumes por dia, inclusive as amarelas, que evitam a baixa na produção hormonal. "A partir dos 27 anos, a produção natural dos hormônios vai caindo. Essa queda pode ser um pouco maior caso a pessoa não coma as frutas amarelas, porque elas são antioxidantes. Ou seja, elas impedem, parcialmente, a ação dos radicais livres, que também ajuda a agravar mais a baixa na produção hormonal", explica.

Na gastronomia, as frutas amarelas estão invadindo os pratos mais requintados, saladas e até sobremesas. A chef Andrea Henrique, uma das precursoras da alimentação detox no Brasil, possui algumas receitas com as "amarelinhas" no seu novo livro, "Detox", como uma de pera em compota com calda de maracujá e uma salada de agrião com manga.

No supermercado, não é difícil encontrar algum produto que contenha uma fruta amarela em sua composição. Alguns sabores de sucos e sorvetes, frutas em calda, barras de cereais, geleias ou em iogurtes, como a novidade da Vigor, que lançou o seu iogurte grego com uma calda de frutas amarelas.


Por VilaMulher

Comente