O mundo dos cupcakes

O mundo dos cupcakes

Tudo indica que os maravilhosos bolinhos minúsculos, coloridos e saborosos, os cupcakes, tenham surgido no início do século 19, nos Estados Unidos.

A ideia de fazer um bolo de maneira rápida e com ingredientes básicos revolucionou o mundo da confeitaria por lá. Seus ingredientes eram medidos em xícaras, daí o que o nome sugere: " bolo de xícara". O surgimento desta nova técnica de preparo foi bastante conveniente, uma vez que os bolos de tamanho tradicional tinham seus ingredientes pesados em balanças e demoravam muito para assar nos fornos antigos.

Atualmente existe uma infinidade de produtos destinados ao preparo desta sobremesa que se tornou tendência na culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e recentemente conquistou os brasileiros.

A possibilidade de combinar sabores, o seu tamanho - ideal para uma pessoa - a facilidade de transporte, versatilidade de criação e decoração nas formas são seus principais atributos. Sem contar a relação lúdica que este pequeno bolinho traz, por tanta cor e sabor, que remetem a um estado de diversão e infância.

Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos, casamentos, chás e cafés da tarde. Tudo é motivo para cupcakes, pois agradam a todos.

A chef de culinária Carole Crema acompanhou esse processo de tendência por aqui e resolveu publicar uma série de receitas variadas e exclusivas só de cupcakes para o Brasil. "O Mundo dos Cupcakes" (R$65) traz receitas abrasileiradas dos cupcakes estrangeiros.

Enquanto no Brasil as coberturas de pasta americana e glacê são de gosto discutível, ela trouxe receitas de cupcakes de goiabada com canela, por exemplo, que encantam muita gente.

Carole Crema traz 50 receitas que vão desde massas simples de baunilha até trabalhados cupcakes confeitados. A autora ensina os leitores a preparar coberturas de brigadeiro, maracujá, cream cheese, chocolate branco, creme de manteiga com clara, creme inglês, merengue italiano, entre outras.


Carole também traz dicas importantes, tais como: pode congelar os cupcakes? Quanto tempo cada cobertura dura na geladeira? Ideias para diversas ocasiões e diversos públicos.

Por Jessica Moraes

Comente