O frio e a balança

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O frio chegou de vez e com isso o ponteiro da balança começa subir, não é mesmo? Nesta época geralmente as pessoas comem mais porque realmente sentem mais fome, pois o nosso organismo tem um gasto maior de energia para tentar manter a temperatura do corpo.

Para saciar essa fome, as pessoas comem alimentos mais calóricos e pratos muitos elaborados, ricos em gorduras e açúcares. Por isso neste período costumam adquirir peso facilmente, além de correr o risco de aumentarem os níveis de colesterol e triglicérides.

Então se você está nesse caminho, pare, pense e veja se vale a pena continuar caindo em tentação.

Escolha preparações quentes, opções com poucas calorias mas que aquecem, ensopados, cozidos, refogados, assados, grelhados, etc. E não se esqueça de praticar exercícios, além de ser muito saudável, é uma forma de nos aquecer também.

É realmente muito comum as pessoas consumirem menos verduras, legumes e frutas. Estes alimentos são fontes de vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo e mesmo com as baixas temperaturas é necessário manter o consumo diário. A vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.) por exemplo, de acordo com alguns estudos diminui o tempo de cura em gripes e resfriados, doenças muito frequentes no inverno.

Os alimentos considerados saudáveis, devido as suas propriedades nutricionais, devem ser consumidos em qualquer estação do ano, mas existem alguns alimentos, preparações que são mais consumidas no inverno e que podemos torná-las mais saudáveis, como por exemplo o tipo de molho que iremos escolher para colocar na massa, o sabor da pizza ou o quanto iremos apreciar daquela taça de vinho nos dias frios.

Separei a seguir, entre bebida, preparações e alimentos, 4 opções quentes que podem ser muito saudáveis.

Sopa - Essa é uma preparação típica do frio, você pode utilizar no preparo legumes variados, hortaliças, tubérculos, carnes magras, leguminosas, ervas aromáticas, acompanhadas de torradas e queijo branco. Dessa forma terá uma refeição completa, contendo os nutrientes necessários para uma refeição balanceada.

Chás - Ótimo para aquecer. Possuem pouquíssimas calorias. Existem diversos tipos: camomila, erva doce, erva cidreira, frutas. O chá verde também é uma boa opção, já que possui substâncias antioxidantes que agem combatendo os radicais livres, trazendo benefícios ao organismo, como a prevenção de doenças cardiovasculares, combate o envelhecimento, além de ser termogênico (estimula o metabolismo).

Chocolate quente - Troque o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. O leite é fonte de proteína, mas além deste nutriente você encontra gordura, lactose, vitaminas e sais minerais. Mas vale lembrar que mesmo preparando o chocolate quente light, ele deve ser consumido moderadamente.


Pimenta - A pimenta vem sendo muito estudada, devido a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá o gosto ardido, que proporciona benefícios como diminuir o colesterol sanguíneo, além de ser termogênico, entre outros benefícios, mas é importante lembrar que se você tem restrição a este alimento, não consuma.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.
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