O bafo vale a pena!

Alguns não suportam o cheiro e o gosto, já outros não dispensam este ingrediente em suas preparações. Para muitos, para se obter um sabor maravilhoso na comida, o alho não pode faltar, mas saiba que além de incrementar os sabores nos pratos culinários, este condimento contém muitos nutrientes e propriedades interessantes para a sua saúde.

Os cientistas têm estudado mais a respeito das propriedades funcionais do alho. Através de algumas pesquisas realizadas pode-se verificar que a alicina, substância presente no alho quando o mesmo é esmagado, e responsável pelo odor característico, possui propriedades funcionais ao organismo.

Entre os benefícios analisados sobre o alho, podemos citar os seguintes:

  • reduz os níveis de colesterol;
  • promove leve diminuição da pressão arterial, devido à capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação no sangue;
  • previne resfriados e outras doenças infecciosas, etc.
  • Estes benefícios do alho podem ser atribuídos a sua ação antioxidante que combate os radicais livres (responsáveis por prejudicar a estrutura das células).

    Em sua composição encontramos alto teor nutritivo, devido à presença de carboidratos, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, vitamina C e demais vitaminas e minerais.

    Na compra do alho é importante observar que uma cabeça firme indica um alho mais fresco. Quando a cabeça do alho estiver muito macia, significa que o mesmo não está fresco e é melhor não utilizá-lo. Mantenha o alho em lugar seco e não no refrigerador.

    A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde ainda não foi determinada. Algumas pessoas, quando aumentam a quantidade no consumo, desenvolvem azia, gases intestinais e diarréia. Por este motivo não é preciso exagerar, consuma uma quantidade moderada.

    O hálito característico, considerado desagradável por pessoas que apreciam o alho, pode ser minimizado se for consumido com salsa fresca.

    O bafo vale a pena

    Leia também - Atenção às vitaminas

    Roberta dos Santos Silva é nutricionista e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

    Comente

    Assuntos relacionados: saúde nutrientes alho cheiro bafo gosto