O açúcar das frutas

O açúcar das frutas

A frutose é um açúcar natural extraído das frutas e do mel e chega a ser duas vezes mais doce do que a sacarose (o açúcar de mesa). Como o seu poder adoçante é maior, utilizam-se menores quantidades para obter o mesmo sabor doce, portanto consome-se menos calorias.

Na Europa e Estados Unidos, o consumo da frutose vem crescendo, por ser um produto 100% natural que contribui para uma alimentação saudável e de baixas calorias.

No Brasil, com a crescente busca por alimentos mais saudáveis, a utilização da frutose também está ganhando espaço no gosto dos consumidores.

Alguns produtos estão sendo lançados no mercado a partir dos benefícios naturais da frutose.

A marca de adoçantes Doce Menor é um exemplo. O produto que contém a substância pode ser utilizado em receitas, sendo menos calórico que o açúcar.

Produtos que contêm a frutose no lugar do açúcar tradicional são ideais para substituir o açúcar em dietas de baixas calorias, também para pessoas que priorizam uma alimentação mais saudável, e ainda para esportistas por ser energético e natural, melhorando o rendimento durante a prática de exercícios.

Por ser metabolizada independente da insulina, a frutose pode ser consumida por pessoas portadoras de diabetes melito, uma vez que não ocasiona alterações bruscas na glicemia. Porém o aconselhável é sempre consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar o consumo.

Por Jessica Moraes

Comente