Nesse frio bebida alcoólica pode?

No inverno fica difícil resistir a uma taça de vinho, um licor, quentão, bebidas que esquentam e são saborosas, mas que fazem toda diferença quando se trata de emagrecimento.

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente as calorias. 1 grama de álcool fornece 7 kcal. Por isso, quem quer emagrecer é preciso muito cuidado! Deixe para beber somente em ocasiões especiais e mesmo assim pouca quantidade.

Existem bebidas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Por ser alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante. Essa substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos fatores de desenvolvimento dessas doenças.

O suco de uva também apresenta essas substâncias, mas segundo pesquisas, o vinho apresenta uma vantagem sobre o suco de uva: ele aumenta o colesterol bom (HDL-colesterol) e por isso contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. A sugestão de algumas pesquisas é uma taça de vinho tinto por dia, com exceção às pessoas que apresentam patologias em que a bebida alcoólica é proibida.

Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias. Bebidas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e, dessa forma, apresentam mais calorias.


O ideal é ter moderação, mesmo com as que possuem efeitos benéficos comprovados e mesmo com as que possuem menos calorias.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

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