Mitos e lendas sobre alimentação

Mitos e lendas sobre alimentação caem por terra

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Tomar água em jejum emagrece? O estômago diminui quando comemos menos? São muitos os mitos e lendas sobre hábitos alimentares que já caíram no gosto do povo, porém, poucos são realmente verdadeiros. Descubra quais têm fundamento.

Comer muito doce causa diabetes?

A doença tem como principais fatores de risco histórico familiar, obesidade e sedentarismo. Quem tem uma capacidade normal de processar carboidratos no organismo não corre o risco de desenvolver o problema. O que pode acontecer é que a ingestão de doces em excesso pode levar a obesidade, aumentando a probabilidade da doença.

O estômago encolhe quando comemos menos?

Como o estômago é um músculo, não há como reduzir seu tamanho ingerindo menor quantidade de alimentos. Porém, pode ocorrer o contrário: o exagero consecutivo na quantia de comida ingerida pode dilatar o órgão para dar conta de armazenar tudo.

Tomar água em jejum emagrece?

Beber água em jejum é um hábito saudável que deveria ser adotado por todas as pessoas, mas não ajuda a emagrecer, apenas hidrata e limpa as mucosas do aparelho digestivo para iniciar o dia e receber a primeira refeição.

Comer carboidratos após às 18 horas engorda?

Não é o horário ou o carboidrato o problema, o consumo excessivo e a alimentação desregrada, aliada a ausência de exercícios, é que causa excesso de peso. O único problema é consumir carboidratos do tipo refinado, que promovem um pico glicêmico, oferecendo risco maior de serem armazenados como gordura.


Quem tem colesterol alto não pode consumir ovo?

A gema do ovo contém grande quantidade de colesterol, porém o ovo aumenta o LDL (colesterol ruim), mas também eleva os níveis do HDL (colesterol bom). Quem tem colesterol alto pode consumir até quatro ovos por semana, de preferência, cozidos, já que a versão frita carrega muita gordura ao organismo.

Por Carmem Sanches

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