Melancia para a saúde

melancia poderia combater a impotência

Um estudo divulgado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelou que a melancia possui componentes similares aos dos medicamentos para tratar a impotência sexual. Ela é rica em citrulina, uma substância que é transformada em um aminoácido denominado arginina, contribuindo também para o bom funcionamento do sistema circulatório.

A tal citrulina seria responsável por relaxar os vasos sangüíneos que, no caso do homem, participam ativamente da ereção. Mas a citrulina se concentra na parte branca da melancia, que ninguém consome. Ou seja, não se sabe o quanto seria preciso consumir da fruta para garantir um bom desempenho. O estudo continua sendo conduzido sem uma eficácia plenamente comprovada até o momento.

Apesar disso, a melancia traz outros benefícios para a saúde. Ela possui uma substância chamada glutationa, que é um potente antioxidante. A melancia também é rica em vitamina A, B, C e sais minerais como: ferro, fósforo e cálcio.

A fruta apresenta muita água na sua composição e por essa razão é um excelente diurético, interessante para quem tem hipertensão ou remautismo, por exemplo.

Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. É bom lembrar que as melhores melancias são as que têm polpa vermelha e bastante suco.


Fora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana, se guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel de alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos.

Por Jessica Moraes

Comente