Mastigar bem os alimentos ajuda a emagrecer

Mastigar bem os alimentos ajuda a emagrecer

Foto Stuart Miles/http://bit.ly/o69mBt

Com a correria do dia a dia, nem sempre as pessoas dispõe de um tempo tranquilo para as horas das refeições. Fast foods e restaurantes por quilo ajudam, mas na hora da pressa, as pessoas acabam esquecendo algo primordial, mastigar bem os alimentos.

Vocês sabiam que o ideal é mastigar pelo menos 30 vezes antes de engolir? Vocês fazem isso? Além de facilitar a digestão, já que quanto mais o alimento é mastigado, mais a saliva trabalha na dissolução deles e a absorção dos nutrientes também é mais satisfatória.

Engolir a comida sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir. Enquanto mastiga-se os alimentos o cérebro vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de um certo tempo, normalmente 15 minutos, começa a dar sinais de saciedade.

A quantidade de alimentos ingeridos deve ser o suficiente para não encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e o estômago movimentarem-se, permitindo a liberação do suco gástrico responsável por parte do processo digestivo.


Quem engole a comida sem mastigar só se fica satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida, tem que trabalhar muito mais, causando problemas digestivos. Para completar, no final você terá ingerido bem mais que precisa e com o passar do tempo a balança mostrará a consequência do mau hábito.

Por Carmem Sanches

Comente