Massas na dieta

Massas na dieta

Para quem é apaixonado por massas, fica bem difícil seguir firme na dieta e resistir a um bom prato de macarrão, lasanha... Pensando nisso resolvi escrever sobre o assunto, com dicas dos melhores tipos de massas, molhos e combinações mais saudáveis.

Geralmente, as massas mais simples (sem recheio), como espaguete, fusili, penne, talharine, possuem menos calorias que as massas recheadas, como canelone, ravioli, capeleti, lasanha. Portanto, evite o consumo excessivo das massas recheadas. Entre os tipos - comum, com ovos e de sêmola - não existe uma diferença calórica significativa, o que muda é a questão do colesterol, devido a inclusão dos ovos na preparação.

As massas integrais elaboradas com farinha integral são boas opções, pois são ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o bom funcionamento intestinal. É possível fazer uma massa deliciosa com ingredientes saudáveis, como: verduras, legumes, soja, cogumelos, ervas, frutas e outros ingredientes que vão dar sabor sem aumentar de forma significativa as calorias da preparação.

Os molhos à base de queijo são os mais calóricos e possuem mais gordura. Para quem faz dieta também não são indicados molhos com muitos ingredientes, por exemplo: bacon, calabresa, queijos amarelos, presunto, creme de leite etc. Invista nos mais simples - o molho ao sugo (molho de tomate) é o mais light deles.

Veja abaixo quatro opções light e quatro opções mais calóricas para você fazer um comparativo:

Light

Lasanha vegetariana - 1 pedaço (215g) 210kcal

Macarrão ao sugo - 1 prato raso (200g) 274kcal

Macarrão à bolonhesa - 1 prato raso (200g) 302kcal

Penne com brócolis e alho-poró - 1 prato (210g) 283kcal


Mais calórico

Macarrão parisiense - 1 prato raso (200g) 438kcal

Lasanha à bolonhesa - 1 pedaço (200g) 439kcal

Macarrão ao molho quatro queijos - 1 prato raso (200g) 613kcal

Canelone de presunto e queijo - 2 unidades - 552kcal

Nhoque recheado com molho vermelho - 1 prato (200g) - 480kcal

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente