Livre-se da retenção de líquidos com cápsulas

Cápsulas para acabar com o inchaço

Foto: Karen Beard/Blend Images/Corbis

Já colocou uma roupa bem confortável e no final do dia mal conseguiu tirá-la do corpo, pois parece que você engordou alguns quilinhos? O primeiro pensamento é que a culpa é dos docinhos devorados. No entanto, isso pode ser um sintoma da retenção de líquidos que atinge oito em cada dez mulheres.

Para se livrar dos problemas causados pelo inchaço, muitas mulheres tornaram-se aliadas das cápsulas que ajudam na eliminação de líquidos do organismo. Mas será que esse método é eficaz?

Segundo Rafaela Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, não há estudos científicos que comprovem seus benefícios. Entretanto, os resultados já foram observados em diversas pessoas que ingeriram tais cápsulas. "Entre 10 a 15 dias já se nota a diferença, mas cada organismo age de uma maneira diferente", diz.

A nutricionista explica que a cápsula pholia magra, por exemplo, possui ação diurética, contém cafeína e ácido alantóico. "A cafeína irá atuar como termogênico, ou seja, vai acelerar o metabolismo, e o ácido alantóico pode reduzir a celulite e a gordura localizada. A cápsula atua também sobre os vasos linfáticos, melhorando a circulação", descreve.

Além desta já citada, existem diversas outras cápsulas que auxiliam no processo de emagrecimento e desinchaço, como a faseolamina, garcínia, chitosan, caralluma e cápsulas de óleo de coco. Já na classe de diuréticos, de acordo com Rafaela, pode-se citar a cavalinha, alcachofra, hibiscus e chá branco.

Essas cápsulas devem ser ingeridas de uma a duas unidades antes das principais refeições e duas vezes por dia. "As cápsulas por si só não fazem milagre. Por este motivo alie-as a uma reeducação alimentar e atividades físicas. Se não houver mudança de estilo de vida, fatalmente os resultados não serão duradouros", afirma a especialista.

Ela ainda orienta que existem contraindicações para gestantes, lactantes e pessoas com problemas de coração, pois as cápsulas podem causar insônia e até taquicardia.

"Consulte um médico ou nutricionista para saber qual é a apropriada para você. E nunca associe um ou mais fitoterápicos, como chá verde e pholia magra, pois ambos têm cafeína que poderá causar muita irritabilidade, insônia a até dependência", alerta Rafaela Allevato.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente