Linhaça, quinoa, chia, qual delas consumir?

Qual consumirr Linhaça quinoa ou chia

Foto: Reproduçao Vimeo

Primeiro foi a vez da linhaça, depois a quinoa e agora,  a semente de chia. Afinal, qual delas devemos consumir?  Todas se assemelham nas suas propriedades, contêm substâncias funcionais, muitas vitaminas,  fibras e minerais. 

A semente de linhaça é rica em ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6, minerais, vitaminas e contem muitas fibras. Ainda possui a substância chamada lignana, que pode atuar na prevenção do câncer de mama e, com estrutura química similar ao estrógeno, ajuda nos sintomas da menopausa.

Por tudo isso, a linhaça é considerada um alimento funcional. Os benefícios da linhaça aumentam quando a semente é moída ou triturada. Você pode incluir em bolos, tortas, sopas ou acrescentar nas frutas, iogurtes, vitaminas, etc. Uma colher de sopa de semente tem 62 kcal.

A quinoa é um grão muito nutritivo,  com proteína de alta qualidade e muitas vitaminas e minerais. Tem ainda uma quantidade ótima de fibras que colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre muitas outras funções importantes para o organismo.

Para completar, a quinoa não tem glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com doença celíaca, também podem consumir. Uma colher de sopa tem 52kcal.

A semente de chia é rica em  ômega-3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. Por isso contribui na redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo.

Disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão. Tempere saladas com o óleo, A farinha e o grão você pode adicionar em iogurtes, frutas, pães e bolos, por exemplo.

Os três tem componentes super recomendado para sua alimentação. No emagrecimento, elas ajudam na saciedade, atuando no controle da fome, por conta das fibras e também no bom funcionamento do intestino.


Na dúvida, varie! Experimente uma depois outra, ou se preferir tenha as três, teste e, dependendo da preparação ou da forma como irá consumir, você escolhe a que mais gosta.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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