Lembra dela? Renata Celidônio perde 54 kg

Atriz de “Aquele Beijo” perde 54 kg

Foto: Divulgação

Conhecida do grande público pela novela "Aquele Beijo" de Miguel Falabella, Renata Celidônio interpretou Marieta, uma dona de casa que se tornou uma modelo plus size. Mesmo com o grande sucesso e empatia do público pela personagem, a atriz ressalta que nunca quis exaltar e, muito menos, estimular a obesidade.

Ela conta que, desde a adolescência, travou uma luta constante com a balança. "Eu não era gorda, mas sempre fui maior que as outras meninas. Enquanto a maioria usava tamanho 36, eu vestia 42. Então, comigo não tinha aquela coisa de emprestar roupas para as amigas."

Foi na idade adulta que Renata começou a engordar realmente. Ela diz que passou por um período de efeito sanfona, ganhando e perdendo quilos até que surgiu o convite para o papel de Marieta. Nesta época, a atriz não podia perder peso. Então, aproveitou para comer doces, que adora, e parou de fazer exercícios. "Mas tomei alguns cuidados para não comprometer minha saúde. Inclusive, minhas taxas permaneciam sempre normais."

Com o fim da novela, decidiu que era o momento de perder peso. Segundo ela, já havia terminado o compromisso com a personagem, que precisava ser gordinha, e algumas situações começaram a incomodá-la. "Estava passando por vários bloqueios sociais por causa do peso. Por exemplo, não caber na poltrona do cinema, não passar pela roleta do ônibus e incomodar outras pessoas no avião. Percebi que tinha chegado ao limite."

Cirurgia bariátrica

Então, para começar o processo de emagrecimento foi procurar ajuda profissional. No programa feito por um endocrinologista e um nutricionista, era fundamental incluir exercícios físicos na sua rotina. No entanto, o sobrepeso a impedia. "Quando fazia exercícios tinha dor nos joelhos e meus pés inchavam. Aí que veio a indicação para a cirurgia bariátrica. Foi o estopim para eu começar a emagrecer e, principalmente, mudar minha cabeça."

No entanto, ela enfatiza que não recomenda a operação para todas as pessoas, afirmando que depende de cada caso. No dela, especificamente, não houve outra opção. Inicialmente foi preciso adaptar o "novo" estômago, ingerindo apenas alimentos líquidos e pastosos. "Nessa fase, perdi cerca de 9 kg."

Agora, o emagrecimento tem acontecido de forma gradual. Para isso, ela mantém uma dieta, abrindo mão do chocolate e de bebidas alcoólicas. "O álcool desacelera o metabolismo, dificultando a perda de peso. Então, vou ficar sem beber socialmente por, pelo menos, um ano", explica a atriz, adicionando que está passando por esse processo com a orientação de uma equipe formada por nutricionista, psicólogo, clínico geral e endocrinologista, por conta do hipotireoidismo.

Renata revela que antes não dizia seu peso para ninguém, mas hoje não vê problema em contar que pesava 154 kg. Atualmente, está com 100 kg e sua meta é perder mais 26 kg. "Não pretendo atingir o padrão de magreza. Quero chegar ao IMC (Índice de Massa Corporal) normal, que é de 25. Não tenho mais obesidade mórbida, no entanto, ainda tenho IMC de obesa", detalha, completando que não está mudando somente o corpo, mas, sobretudo, a mente.

Com 54 kg a menos, a mudança é tão grande que as pessoas têm dificuldade em reconhecê-la. "Fui para um SPA em Porto Seguro, BA, com a Priscilla Marinho, que fazia a ‘Chocotona’, também em ‘Aquele Beijo’. Só me reconheciam por que eu estava com ela. É engraçado que, depois que perceberam que eu era a ‘Marieta’, uma senhora chegou a me falar: ‘nossa, como a TV engorda’", diverte-se.


A atriz espera que com o novo visual surjam papéis com perfis diferentes, afinal, ela não quer ficar marcada por um único tipo de personagem. Com o fim da novela, Renata continuou em cena fazendo um espetáculo infantil. Como também canta e participa do grupo vocal 4 Cantus, atualmente, pretende produzir o show "4 Cantus Canta Doces Bárbaros" e viajar com ele pelo país. Quanto à televisão, diz que quer voltar em breve, só esta aguardando convites.

Por Fernanda Oliveira (MBPress)

Comente