Lanche light para depois treino

salgado

Foto: reprodução

Uma receita com cara de "bomba" calórica, mas que na realidade é um lanche light e altamente nutritivo, ótima para saborear depois do treino: trata-se do salgado maromba, que ganhou fama através da blogueira Tatiana Guidi, sucesso no Instagram.

A paulistana criou a refeição no intuito de auxiliar a dieta, sem ter que passar fome. Como em todo o processo de reeducação alimentar, Tati se viu limitada a comer saladas, legumes e verduras. Por ser muito fã das guloseimas, quase desistiu por causa das tentações. Em virtude disso, ela procurou uma alternativa: era preciso inventar uma comida com mais cara de "suculenta", mas que não engordasse e fosse saudável.

E então surgiu o salgado maromba. Lanches com cara de empanada, pastel, pão de batata e outros salgados que a gente adora, mas com baixo índice glicêmico, baixo teor de carboidratos e rico em proteína, gerando maior saciedade e mantendo a massa muscular. A receita "oficial" leva frango e batata doce, dois alimentos clássicos de quem treina bastante.

O valor calórico do alimento depende do recheio, mas em média cada salgado maromba contém de 120 a 150 kcal. Uma boa dica é rechear seu salgado com alimentos pouco calóricos, como tomate, berinjela, palmito, champignon e espinafre.

Eventualmente, o salgado maromba pode substituir uma refeição, mas vale lembrar que ele é um lanche, recomendado pré e pós treino, ou entre as refeições principais. Confira uma das receitas elaboradas por Tatiana!

Salgado Maromba por Tatiana Guidi

Ingredientes:

120g de frango cozido

40g de mandioca

2 colheres de água

10g de farinha de chia

Sal, cebola e alho em pó

Modo de preparo:

Bata tudo no processador até ficar consistente para modelar. Use como recheio 30g de queijo sem lactose feito de amêndoas ou de soja. Modele, polvilhe orégano e pimenta. Asse em forno bem alto por 25 minutos.

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Por Jessica Moraes

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