Intoxicação alimentar dentro de casa

De acordo com um estudo da secretaria de saúde, 27% dos casos de intoxicação alimentar registrados em São Paulo estão relacionados com o consumo de alimentos preparados em casa.

A maior parte dos casos analisados foi causado pela Salmonella, que estão relacionados ao consumo de ovos crus ou mal cozidos e alimentos preparados a base de ovos, como, por exemplo, a maionese. Outros foram causados por bolos, doces, tortas, salgados e lanches. E a menor parte pela ingestão de carnes e aves. Vômitos, cólica, febre são alguns dos sintomas causados pela intoxicação alimentar, mas eles podem ser bem piores.

Por isso, o cuidado na hora de preparar alimentos é essencial. Confira a seguir algumas dicas para evitar a intoxicação alimentar dentro da sua casa:

- Cozinhe bem todos os tipos de carnes e ovos, não os consuma cru.

- Não utilize a mesma faca durante a preparação dos alimentos, e sempre higienize com água e sabão antes de tocar cada alimento.

- Sempre higienize os utensílios e a superfície da pia, com água e sabão, a cada preparo de alimento. Lave sempre as mãos antes de preparar ou comer alimentos e toda vez que utilizar o banheiro ou chegar da rua.

- Não utilize utensílios de madeira, como colheres de pau e tábuas de carne.

- Lave bem frutas e verduras com água potável e depois as higienize com hipoclorito de sódio. Vinagre não mata os microrganismos, ajuda apenas a tirar as sujeiras.

- Sempre aqueça ou reaqueça os alimentos antes de ingeri-los, mesmo que tenham anteriormente sido guardados na geladeira.

- Guarde sempre as sobras de alimentos dentro da geladeira. Não deixe os alimentos preparados em temperatura ambiente por mais de duas horas, pois os microrganismos começam a se desenvolver.

- Se você estiver doente, evite preparar alimentos que serão consumidos por outras pessoas, pois pode haver contaminação do alimento.

leia também


- A cocção apropriada dos alimentos é outro importante fator contra a intoxicação alimentar. O ideal é que no cozimento o alimento alcance 75 graus centígrados no seu interior.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente

Assuntos relacionados: nutrição intoxicação alimentar