Hambúrguer e batata frita mais saudáveis

Hambúrguer e batata frita ganham versão assada

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

É difícil quem resista ao tradicional hambúrguer com batata frita, porém, a combinação é extremamente calórica, rica em gorduras saturada e trans, podendo, se consumida em excesso, trazer diversos males ao organismo.

Porém, ninguém dispensa essa dupla. Que tal torná-la menos agressiva? Basta mudar a forma de preparar, trocando a versão frita pela assada, que tal?

Segundo a nutricionista Mariana Herzog, qualquer alimentação rica em gordura saturada e gordura trans, sal e açúcar vai levar a um prejuízo ao organismo, principalmente os que já têm uma tendência genética à doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Lanches, de uma forma geral, e fritura devem ser evitados.

A especialista afirma que pessoas com saúde normal até podem ter um consumo eventual desses alimentos, desde que tenham uma alimentação balanceada. "Já as pessoas com colesterol alterado ou diabéticas, recomendo não consumir nunca. Além desses problemas, os lanches são calóricos e engordam", ressalta Mariana.

Uma boa alternativa é tirar o óleo do preparo da refeição, confira a receita a seguir:

Batata palito assada - Lave e corte as batatas em forma de palitos. Seque-as bem, forre o fundo de uma forma com papel alumínio e coloque as batatas enfileiradas. Leva ao forno em temperatura alta. Não precisa descascar a batata. Essa dica você pode usar com as batatas palitos congeladas prontas também;

Batata "frita" no microondas - Segue o mesmo processo acima do forno convencional, não coloque a folha de alumínio, pois esta reflete as ondas e é um perigo. Nesse caso, o ideal é fazer a batata tipo "palha" ou raladas no ralo grosso;

Hambúrguer assado - Não há nenhum mistério, muito menos dificuldade em fazer a versão menos calórica do hambúrguer, basta tirá-lo da embalagem e deixar assar por alguns minutos em forno pré-aquecido. Simples assim!

Hambúrguer light - Para os que não gostam muito de produtos industrializados, uma boa opção é preparar o próprio hambúrguer. Confira a receita:

Coloque para refogar duas cebolas grandes cortadas (sem nada de azeite), alho picado, caldo de galinha, todos os temperos que costume usar no preparo de carnes, sal a gosto e cebolinha verde. Refogue tudo muito bem e depois com a panela já desligada jogue muita salsinha picada para a mistura.


Em outra forma espalhe aproximadamente 2 kg de carne moída e misture o que tinha sido refogado na outra panela. Para dar liga, a única coisa permitida são duas claras. Misture bem e depois monte os hambúrgueres, que podem ser assados na mesma hora ou congelados para uma outra ocasião. Bom apetite!

Por Carmem Sanches

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