Gripe suína - Se ela te pegar esteja preparado!

As pessoas estão tentando se prevenir de várias maneiras para evitar a contaminação do vírus da gripe suína. Cuidar da alimentação é uma medida muito importante, pois um organismo saudável, com bom funcionamento do sistema imunológico, os sintomas da gripe são mais leves e o risco de mortalidade é bem menor.

Para ter uma boa imunidade não existe um alimento específico e sim o conjunto de vários alimentos, ou seja, uma alimentação equilibrada. Podemos destacar algumas dicas que podem ajudar a estimular a ação do sistema imunológico e contribuir com o seu bom funcionamento.

- Mantenha-se hidratado, beba água, cerca de dois litros por dia.

- Inclua alho e cebola em suas preparações.

- Consuma frutas e verduras diariamente.

- Alimentos ricos em caroteno (cenoura, beterraba, batata doce, espinafre, couve, melancia, mamão, manga, abóbora, tomate) ativam o sistema imunológico, melhoram a defesa do organismo.

- Consuma alimentos ricos em zinco (feijão, batata, gérmen de trigo e semente de abóbora).

- Inclua peixes: salmão, bacalhau, sardinha, são fontes de ácidos graxos ômega 3, que tem como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Castanhas, nozes, castanha do pará e caju também tem estas substâncias.

- Shitake e gengibre possuem excelentes efeitos anti-virais.

- Evite alimentos gordurosos, pois eles deixam o sistema imunológico debilitado.

- Vitamina E - Encontrada em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Fontes de antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres nas células.

- Vitamina C - Também tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E. Possui efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.

- Probióticos - São bactérias benéficas contidas no iogurte e leite fermentado.

- Evite tomar muito leite quando estiver resfriado, pois ele produz muco, dificultando o processo de melhora.


Vale lembrar que os alimentos orgânicos contém níveis mais elevados de diversos nutrientes e de antioxidantes, já que são cultivados com severas restrições quanto ao uso de fertilizantes, pesticidas, aditivos alimentares, etc.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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