Grãos na alimentação - fibras poderosas

Grãos na alimentação  fibras poderosas

Eles são pequenos, práticos para o consumo e fazem muito bem à saúde. Seja in natura ou ingrediente para pães, bolos e até mesmo pratos salgados, os grãos estão cada vez mais presentes na culinária e têm um papel fundamental para promover saúde e bem estar.

Além de saborosos, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o bom, proporcionam mais saúde ao coração e auxiliam no controle da pressão arterial. Entre os grãos mais consumidos e indicados para promover qualidade de vida são: a chia, a linhaça e o grão de bico.

Estes alimentos são ricos em ômega-3 e 6 e ácidos graxos que ajudam a combater o colesterol, pois diminui as chances de acumular gordura nas artérias. Dados do Ministério da Saúde informam que 30% da população tem uma alta dose de colesterol, o que representa mais de 77 milhões de pessoas.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, destaca que o consumo de alimentos específicos, juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol "ruim" e o aumento do "bom". "Por isso a importância se introduzir os grãos na alimentação", comenta.

Uma dica prática é preparar um mix de grãos e levar em um potinho ao escritório. Misturar aveia em floco com chia, quinoa e linhaça, por exemplo, é ótimo e vai super bem com frutas e iogurte. A quantidade de cada grão pode ser determinada de acordo com o paladar da pessoa. Dessa forma, fica mais fácil e saboroso e ninguém se esquece de consumi-los.

Outra forma de consumo é misturar os grãos na hora de preparar os alimentos. Acrescentar aveia a um pão feito em casa, linhaça ao molho da salada e, até mesmo, a chia em bolos ajudam a acrescentar saúde e sabor aos alimentos. Além disso, é uma maneira fácil de fazer com que a família consuma estes alimentos de forma saborosa e prática.

Os grãos fazem parte do grupo dos carboidratos, que fornecem energia ao corpo. Neste grupo estão presentes os cereais (arroz, grãos, trigo, milho e aveia), os tubérculos (batatas, mandioca e mandioquinha) e os açúcares (mel e frutose).

A nutricionista indica o consumo diário de 5 a 9 porções deste grupo. Cada porção tem em média, 100g. Veja abaixo:

Uma porção de Arroz branco cozido - equivale a 4 colheres de sopa

Uma porção de batata cozida - 1 e 1/2 unidade

Uma porção de Cereal Matinal - equivale a 1 xícara de chá

Uma porção de Macarrão Cozido - equivale a 3 e 1/2 colheres de sopa

Uma porção de Pão Frances - equivale a 1 unidade

Uma porção de Purê de Batata - equivale a 3 colheres de sopa

Uma porção de Torrada Salgada - equivale a 4 unidades

Por Jessica Moraes

Comente