Gorduras necessárias para o corpo

Gorduras necessárias para o corpo

Ao falarmos em gorduras pensamos logo em colesterol e problemas cardíacos certo? Mas existem, segundo nutricionistas, gorduras que são necessárias para o bom funcionamento do corpo. Estas gorduras são capazes de gerar benefícios e evitar alguns males provenientes da má alimentação desempenhando funções essenciais.

As gorduras do bem realizam o transporte de nutrientes e vitaminas, tem ação isolante contra o frio e até mesmo reduzem a fome pelo retardo do esvaziamento do estômago, gerando a sensação de saciedade por mais tempo. Mas é preciso saber a diferença entre as gorduras benéficas e maléficas. O Vila Equilíbrio traz algumas gorduras do bem:

Ômega-3 - Traz benefícios como: proteger as artérias e combater inflamações. Está presente na linhaça e nos peixes de água fria. E, segundo especialistas, dá uma ajuda para eliminar quilos extras. O status de ácido graxo essencial não deixa dúvidas sobre o caráter indispensável dessa partícula gordurosa para o bom funcionamento do corpo. A sardinha, salmão e arenque são ricos em Ômega-3.

Óleo de dendê ou óleo de palma - É importante fonte de tocotrienóis, um tipo de vitamina E. No Brasil a produção se destaca nos estados do Pará, Bahia e Amapá. O poderoso antioxidante auxilia no combate aos radicais livres, grandes responsáveis pelos danos celulares.

Óleo de coco - O óleo de coco virgem é um exemplo de gordura saturada que traz benefícios para a saúde. Pode ser utilizado como tempero de saladas, adicionado a suplementação alimentar, misturado em granola, iogurte, salada de frutas, etc. Ou substituir os outros óleos utilizados na cozinha. Pesquisas apontam que ele ajuda na redução do colesterol total, tem ação antioxidante, propriedades termogênicas, reduz inflamações e aumenta do colesterol bom.


Açaí - Dizem que ele é calórico, mas a gordura do açaí não é aquela gordura ruim, pelo contrário. Ela estimula a formação do colesterol HLD (colesterol bom), que ajuda a eliminar o excesso de gordura da circulação sanguínea, protegendo o sistema cardiovascular. O açaí ainda é rico em fibras, cálcio e antioxidantes. Sabe-se que 100g de Açaí tem entre 60 e 70 calorias, ou seja, menos do que uma banana.

Por Catharina Apolinário

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