Gérmen de trigo e suas vantagens

o gérmen de trigo e suas propriedades

O gérmen de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo, que contém nutrientes altamente recomendáveis, fazendo muito bem à saúde, tanto de adultos quanto crianças. Na alimentação infantil ele pode fazer parte de todas as papinhas, pois traz elementos nutritivos e vitais, protegendo contra as doenças os organismos em desenvolvimento.

Já para os adultos, o gérmen de trigo contém a vitamina E, que ajuda a reduzir o excesso de açúcar no sangue, o que ótimo para pessoas diabéticas. A presença da vitamina B1 também as auxilia, já que é uma vitamina que produz efeitos parecidos aos da insulina, no entanto, não é algo a ser substituído e sim acrescentado aos cuidados com a diabetes.

Não o bastante, o gérmen de trigo é considerado um suplemento na alimentação dos mais importantes, uma vez que possui uma fonte numerosa de outras vitaminas, como minerais e enzimas. Vitamina D, ácido fólico, magnésio, cálcio, ferro, zinco, fósforo, entre outros. Também contém proteínas e fibras que promove a saúde intestinal.

Ainda é uma boa fonte de ômega 3, gordura saudável que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL. O consumo do gérmen é também indicado em casos de insônias e esclerose múltipla. Já o ácido pantotênico encontrado no gérmen é indicado para as enfermidades da pele, como caspa, acne ou eczema, razão pela qual o óleo de gérmen de trigo é muitas vezes utilizado na indústria cosmética, por exemplo.

leia também


Este suplemento está disponível em lojas de produtos naturais ou supermercados e apresenta-se na forma de pequenos flocos crus ou levemente tostados, com um leve sabor adocicado. Devem ser consumidos de preferência sem cozinhar e são bastante versáteis na sua utilização culinária.

Por Jessica Moraes

Comente