Frutas secas

Frutas secas

Dificilmente você passará pelas festas de fim de ano sem vê-las na mesa, seja como aperitivo, na decoração de pratos, incluídas em preparações doces e salgadas. Para os apreciadores de frutas secas, veja que não só nessa época é que se pode comer, mas elas podem ser bem interessantes em outras situações, como por exemplo depois da prática de exercícios físicos, nos lanches ou apenas para matar a vontade de comer doce.

Banana, damasco, uva, tâmaras, ameixa, estas e outras frutinhas fornecem vitaminas e minerais e são ótimas para repor a energia rapidamente. Para os praticantes de atividade física, após o treino, é uma ótima opção, pois dessa maneira eles estarão repondo rapidamente a energia perdida.

Elas também podem ser consumidas nos lanches intermediários, pois são práticas, e podem ser levadas com facilidade. O seu armazenamento não necessita refrigeração.

Para quem deseja emagrecer, substituir os doces elaborados, como bolos, pavês, tortas, por frutas secas é uma boa opção, pois você estará consumindo menos calorias.

A fruta torna-se seca quando é retirada parte da água contida quando ela está madura e fresca, através do processo de desidratação. Este processo pode acontecer de forma natural, com exposição ao sol ou de maneira artificial, através de vapor, estufas, etc. Depois deste processo, geralmente é adicionado açúcar para sua conservação.

Após estes procedimentos, o sabor da fruta fica mais acentuado, mas existe uma desvantagem. Devido à adição de açúcar, a fruta torna-se mais calórica. Mas mesmo assim, é mais saudável você comer uma frutinha seca, ao invés de um doce bem elaborado. Atualmente existem no mercado opções diet, light, com redução ou mesmo sem açúcar.

Mas, assim como qualquer outro alimento, é importante consumir com moderação. É fundamental ressaltar que o consumo de frutas in natura deve permanecer, mesmo consumindo as frutas secas.

Veja as calorias de algumas frutas secas:

Damasco seco - 5 unidades (35g) - 80kcal

Banana passa - 1 unidade (25g) - 70kcal

Uva passa - 2 colheres de sopa (30g) - 80kcal

Tâmara seca - 3 unidades (21g) - 60kcal

Ameixa seca - 5 unidades (25g) - 46kcal


Agora que você já sabe as calorias destas frutinhas, consuma com moderação e aproveite não só nas festas de final de ano, mas também nos lanches, preparações ou quando sentir vontade.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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