Frutas: desidratadas, liofilizadas ou em sucos?

Frutas desidratadas liofilizadas ou em sucos

Todos sabem que as frutas fornecem muitos benefícios à saúde. Além de ter poucas calorias e alto teor de vitaminas e minerais antioxidantes, as frutas também hidratam o organismo, fornecem energia e fibras, contribuindo para o funcionamento do intestino. Poucas pessoas sabem as diversas formas de consumir as frutas.

Frescas, congeladas, desidratadas, em calda, liofilizadas, ou na forma de suco. São tantas opções que não tem desculpa para não incluir frutas no cardápio. Mas, quais as diferenças entre elas? Qual é a opção de fruta mais saudável e nutritiva para consumir?

Qualquer processamento interfere nas características do alimento e com a fruta não é diferente. A fruta fresca é sem dúvida, a melhor opção, mas nem sempre temos tempo e condições de consumi-la. Já a fruta processada, além de ser prática, pode ser encontrada mesmo fora de época.

As frutas desidratadas passam por um processo que usa ar quente e retira toda água da fruta para ela ficar com o aspecto de seca. A boa notícia é que este processo faz com que as elas apresentem concentrações maiores de muitos nutrientes (com exceção da vitamina C e as do complexo B) e fibras, quando comparadas às frutas frescas.

Mas a quantidade de calorias também aumenta devido à concentração ainda maior do açúcar da fruta, conhecido como frutose. Portanto, se estiver de dieta, tome cuidado com o excesso e com as mais calóricas, como coco, açaí e abacate.

Para ter uma ideia, uma taça de uvas frescas possui 104 calorias e 1,4g de fibras, enquanto meia taça de uvas passas fornece 434 calorias e 5,4g de fibras. Uma grande vantagem das frutas desidratadas é em relação à praticidade de consumo, de armazenamento e ao tempo de validade.

As frutas liofilizadas passam por um processo especial de secagem que envolve baixas temperaturas e pressão. Esse processo as deixam sequinhas e crocantes, além de conservar mais os nutrientes do que o processo de desidratação comum. A desvantagem é que as calorias também aumentam e 100g da fruta liofilizada pode equivaler a quase um quilo da fruta fresca.

Já em relação aos sucos, aqueles de frutas feitos em casa são sempre a melhor opção, desde que sejam tomados logo depois do preparo para aproveitar as vitaminas. O suco caseiro é natural, livre de conservantes e corantes, rico em vitaminas, mas pobre em fibras, assim como os industrializados. As fibras se perdem no processo de extração do sumo.


Os sucos industrializados são práticos, mas a maioria contém conservantes, corantes e muito açúcar em sua composição. Se tiver criança em casa, prefira sempre os sucos naturais, os de polpa congelada sem açúcar ou os industrializados classificados como suco natural ou néctar, que possuem maior quantidade de polpa e não têm conservantes.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: saúde antioxidantes fibras vitaminas frutas