Frugivorismo: você conhece a dieta das frutas?

você conhece a dieta das frutas

Foto - Divulgação

Muitas das dietas para perda de peso consistem em consumir apenas um alimento ou grupo alimentar, mas são temporárias (e não fazem efeito). Porém, existe quem viva muito bem se abastacendo quase que exclusivamente de frutas. Coisa de louco? Talvez não

O frugivorismo é uma dieta que se baseia no consumo quase 100% de frutas, incluindo, minoritariamente, vegetais e algumas sementes e oleaginosas. Esse estilo de vida comumente se alia ao crudivorismo (tudo cru!). Apesar disso parecer bastante estranho e impraticável, existem pessoas que vivem há anos desse modo.

A exemplo de Eduardo Corassa , de 29 anos, estudante de nutrição, palestrante e autor de vários livros sobre o assunto. O rapaz pratica uma dieta frugívora crua, exclusiva de frutas, vegetais, sementes e nozes, há sete (SETE!) anos e meio.

"Os primatas antropóides (nossos parentes mais próximos) compartilham 99.3% do nosso DNA e se alimentam primariamente de frutas e vegetais. A lei das similaridades afirma que todos os animais semelhantes na natureza comem de forma similar", diz ele justificando a dieta.

Corassa afirma ter optado pela dieta graças a diversos problemas de saúde como faringite, diabetes e alergias, que deixaram de prejudicá-lo de forma tão severa depois de sua mudança no cardápio. "No início me incomodei por parecer mais magro, mas aprendi que eu vivenciava o equilíbrio natural de hormônios, devido à dieta ser hipo-proteíca e hipo-lipídica. Chegarei aos 120 saudável e aparentando muito menos", brinca.

E não tem muito segredo no cardápio dele. São, em média, dois quilos de frutas no almoço, dois quilos de vegetais no jantar e, vez ou outra, uma pequena porção de sementes comestíveis (abóbora, girassol etc.), nozes, abacate ou polpa de coco. "Nada de grãos, mesmo germinados, ou qualquer coisa enlatada, ensacada ou embalada. Só alimentos frescos como ocorrem na natureza", revela o palestrante.

E a falta de nutrientes?

A nutróloga Dra. Ana Luísa Vilela afirma que pode haver deficiência em alguns nutrientes quando se opta pelo frugivorismo. "Proteínas, gorduras, Ômegas 3 e 6 (que auxiliam no desenvolvimento da memória) e a vitamina B-12 (colaboram com o bom funcionamento do sistema nervoso) entre outros não são encontrados nas frutas", explica ela.

Mas o estudante não vê problemas: "Estou há sete anos e meio sem suplementos e até mesmo da famosa B12 eu não sinto falta. Meus níveis de todos os nutrientes e biomarcadores são excepcionais, à exceção da B12. Mas diversos profissionais e estudos indicam que pessoas que consomem comida cozida não são bons parâmetros de saúde verdadeira", explicita o jovem.

A prudência, claro, continua necessária. "É de extrema importância visitar periodicamente um profissional para realizar o acompanhamento nutricional, com realização de exames preventivos para desnutrição, anemia e níveis de vitaminas", aconselha a Dra. Ana Luísa.


Caso vá adotar completa ou parcialmente o frugivorismo, não pense que é só maçã e laranja, viu? "Já desenvolvi dois livros de culinária e tenho 30 cursos culinários frugívoros gourmet. Consumo mais de 200 frutas e vegetais anualmente e sou saudável. Comam frutas e vegetais, pessoal. Seus corpos, a natureza e os animais agradecem", recomenda Corassa.

Para comprovar quão variada pode ser a dieta frugívora, veja algumas receitas:

Smoothie de banana com canela

Ingredientes:

5 bananas médias (500 gramas)

1/3 da água de um coco verde (100 a 150 ml)

1 colher de canela em pó

Modo de preparo:

Coloque suas bananas maduras no liquidificador e, se preferir mais diluída, adicione mais água de coco. Não adicione água se preferir mais concentrada e mais doce.

Gaspacho fugívoro com croutons de pepino

Ingredientes:

1/4 de um mamão formosa médio (400 gramas)

2 tomates médios (400 gramas)

1 pepino pequeno (100 gramas)

Coentro ou erva de sua preferência

1/4 do suco de um limão pequeno

Modo de preparo:

Abra o mamão formosa ao meio e na horizontal, removendo seus caroços. Colha a polpa de uma das metades do mamão, não danificando a casca, pois a queremos inteira. Para tanto, evite raspá-lo muito próximo ao fundo. Separe a casca em um prato. Depois, liquidifique a polpa do mamão com os tomates, o coentro e o limão.

Se você puser mais mamão do que tomates, obterá uma sopa mais doce, do contrário, mais salgada. Utilize a gosto o limão para intensificar o sabor. Sirva a mistura liquefeita dentro da casca do formosa. Agora, fatie o pepino em pequenos cubos e adicione um pouco mais do coentro, pondo-os, decorativamente, no centro da sopa.

Salada Couvelícia

Ingredientes:

1 manga média (250 gramas)

½ limão médio

Polpa madura de um coco verde (20 gramas)

1 ramo grande de couve (250 gramas)

3 talo de aipo (250 gramas)

2 tomates médios (250 gramas)

5 tiras de cebolinha

Modo de preparo:

Arranque os talos da couve até em cima, só deixando as folhas. Fatie finamente a couve já sem o talo e coloque as folhas numa tigela. Liquidifique a manga, a polpa do coco, o suco do limão e a cebolinha e jogue o molho por cima da couve. Misture bem e deixe marinar por alguns minutos.

Enquanto isso, fatie finos os tomates e processe os talos de aipo em um processador de alimentos com lâmina S até que se transformem em pequeninos grãos de aipo. Misture os tomates e o aipo processado com a couve, decore como na foto e aproveite!

Leite de morango

Ingredientes:

Água de um coco verde grande (400 ml)

½ da polpa de um coco seco (150 gramas)

1 caixinha pequena de morangos (300 gramas)

Modo de preparo:

Abra o coco verde com um furador, despejando sua água no liquidificador. Abra o coco, retire a poupa e acrescente-a ao liquidificador. Remova a coroa dos morangos, liquidificando-os junto dos demais ingredientes durante um minuto. A seguir, coe o leite com um coador ou um tecido voal e sirva. Pode-se comer as fibras que ficaram no coador ou, se preferir, adornar com elas uma salada de frutas, por exemplo.

Pina Colada

Ingredientes:

1/3 de um abacaxi médio ou ½ de um pequeno (350 gramas)

2 peras pequenas (250 gramas)

Água e polpa de um coco verde mais maduro (200 ml de água e 100 gramas de polpa)

Modo de preparo:

Descasque e descaroce as peras. Desmiole o abacaxi já descascado. Antes de liquidificá-los com a polpa do coco e sua água, reserve um pedaço de uma das frutas para decorar a borda do copo no qual o drinque será servido. Ao beber, use um canudo.

Suco de couve e hortelã

Ingredientes:

3 bananas médias (300 gramas)

½ manga média (200 gramas)

1 a 2 punhados grandes de hortelã

5 folhas de couve pequenas (150 gramas)

100 ml de água

Modo de preparo:

Para essa receita, as folhas de hortelã devem ser frescas, assim como as de couve, tenras, bem jovens. Retire os talos da couve e os galhos da hortelã. Liquidifique as frutas primeiro e depois adicione as folhas e a água.

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente