Frozen yogurt é mesmo saudável?

Frozen yogurt

Foto/divulgação

O frozen yogurt virou mania entre pessoas que buscam opções saudáveis, principalmente na hora da sobremesa. Mas será que ele é realmente saudável? Assim como todo alimento, o frozen pode oferecer algumas armadilhas.

Ele é rico em nutrientes e tem baixo teor de gorduras, sendo mesmo muito saudável se consumido puro ou com frutas. Porém o problema ocorre quando são acrescentadas gelatinas, jujubas, granulado e outras guloseimas, que somam muitas calorias e açúcar ao preparo.

É melhor consumir o frozen, por exemplo, no lanche da tarde ao invés da sobremesa, pois ele pode acrescentar mais calorias ao almoço. Além disso, o frozen é rico em cálcio, que dificulta a absorção do ferro ingerido na refeição. Aproveite que o frozen tem apenas 88 calorias, sendo uma melhor opção para consumir no lanche da tarde.

Mas tudo tem um porém. Nesse caso estão a escolha dos sabores e das coberturas. Frozens com sabor de frutas ou chocolate possuem mais calorias do que o natural. Em contrapartida, eles oferecem mais vantagens nutricionais. O de blueberry, por exemplo, é um poderoso antioxidante.

Cada colher de sopa (20ml) de cobertura contém cerca de 60 calorias, ou seja, quase metade das calorias de uma bola de sorvete de massa e quase as mesmas calorias do frozen. Por isso, vale substituir a cobertura e outras guloseimas do frozen por frutas naturais. É preciso ter em mente de que, já que você escolheu um alimento saudável, é preciso seguir essa linha com acompanhamentos mais leves.

As oleaginosas, por exemplo. Algumas pessoas evitam as nozes, amêndoas e castanhas na sobremesa por considerarem muito calóricas. No entanto, elas são fontes de minerais e vitaminas, como o selênio e a vitamina E, que fortalecem a imunidade e ajudam a combater o envelhecimento precoce, além de possuírem ômega 3, uma gordura que protege o coração. Para não prejudicar a dieta, consuma porções de até três unidades.

Cereais também são uma boa opção, pois são ricos em fibras. Incluir cereais como granola, flocos de milho, linhaça e aveia no frozen pode ser muito saudável, já que eles são alimentos energéticos, ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino e possuem altas doses de nutrientes. Outra alternativa é o chocolate amargo, desde que a porção não passe de 30g e seja o único acompanhamento da sobremesa.


Frozen batido não tem problema algum. É como um shake de frutas. Mas não tenha dúvidas: na hora que se sentir dividida entre um frozen yogurt e um sorvete, vá de frozen. Ele além de conter nutrientes como cálcio, proteínas, vitamina e zinco, contém um baixo teor de gordura se comparado ao sorvete comum, sendo muito mais saudável.

Por Jessica Moraes

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