Fast-food e suas desvantagens

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Com a correria dos dias de hoje, as pessoas estão sempre com pressa, com pouco tempo para realizar as atividades diárias, inclusive para fazer as refeições. São poucos os que procuram separar um tempo destinado à alimentação.

Justamente por essa falta de tempo é que as pessoas procuram cada vez mais os serviços de fast-food. Mas o consumo constante desse tipo de alimento pode acarretar vários problemas à saúde.

Um sanduíche caprichado, com batata frita e um copão de refrigerante, parece tentador não é mesmo? Mas é importante analisar as propriedades desses alimentos, se realmente são compostos de nutrientes saudáveis e necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

É justa a troca do prato com arroz, feijão, verduras, legumes e carne por essa rápida refeição composta por alimentos ricos em gordura? Não! Pensando nisso, enumeramos para você seis desvantagens de se consumir alimentos fast-food:

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  • Geralmente os ingredientes e acompanhamentos dos lanches desse tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol que, se consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Dessa forma você fica mais susceptível a ter doenças do coração, entre outras.
  • Você encontra pouca quantidade de fibras, o que pode prejudicar o funcionamento intestinal, causando prisão de ventre. Além disso, o organismo deixa de ter os benefícios que uma alimentação rica em fibras pode proporcionar, como a diminuição de bactérias patogênicas e o aumento de bactérias boas para o corpo, o que está relacionado a proteção do intestino contra o câncer e diminuição da absorção excessiva de glicose e colesterol.
  • Há grande quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio não é nada saudável, pois o sódio em excesso pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.
  • Você sabia que um pacotinho de batata frita desses lanches rápidos pode ter 4,2g de gordura trans? Para você ter uma idéia a recomendação para esse tipo de gordura é que não ultrapasse o consumo de 2,0 gramas por dia. A gordura trans em grandes quantidades diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o colesterol ruim (LDL), o que pode provocar o entupimento de artérias, causar infarto e outros problemas de saúde.
  • Além dos prejuízos ligados à alimentação, não podemos esquecer que muitas vezes você come esses lanches trabalhando, dirigindo, com pressa e acaba engolindo a comida, ou seja, a mastigação fica prejudicada. E isso influencia diretamente na digestão.
  • O excesso de calorias dos alimentos de fast-food contribui para a obesidade, já que um lanche ou um pedaço de pizza fornecem 400, 500 kcal. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal! Somando batata-frita, refrigerante e sorvete, dá um total de calorias que muitas vezes é a quantidade adequada a ser ingerida num dia todo. Por isso, muito cuidado!

Freqüente restaurantes fast-food esporadicamente, evite que esse tipo de alimentação faça parte da sua rotina. No seu dia-a-dia dê preferência aos alimentos saudáveis como: verduras, legumes, frutas, preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Beba bastante água, pratique exercícios e tenha uma boa saúde!

Por Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14.113

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