Exagero? Vencedora do "The Biggest Loser" perdeu peso além da conta

Rachel  The Biggest Loser

fotos: reprodução

A vitória de Rachel Frederickson no programa The Biggest Loser (O Grande Perdedor) vem causando polêmica nos Estados Unidos. O reality show que promove uma competição de quem perde mais peso teve como ganhadora nesta temporada Rachel, que parece ter perdido peso além da conta: a participante de 24 anos que mede 1,65 entrou no programa pesando 117kg e hoje ela está com 47kg. A concorrente perdeu 60% de sua massa corporal e está sofrendo críticas nas redes sociais por causa da magreza em excesso.

No Twitter os comentários críticos foram muitos, acusando-a de estar anoréxica. De acordo com Jillian Lampert, diretor clínico que desenvolve um programa de tratamento para quem sofre com transtornos alimentares, o índice de massa corporal de Rachel está abaixo do recomendado.

Rachel se defende, alegando que perdeu peso de forma completamente saudável, com reeducação alimentar e exercícios físicos, além do acompanhamento de profissionais como personal trainer, nutricionista e endocrinologista. Ela diz ainda que está fazendo escolhas saudáveis e que não come mais que 1.600 calorias por dia, em uma dieta que inclui uma combinação de carboidratos, gordura e proteína.

Entretanto, os treinadores do programa "The Biggest Loser", Jillian Michaels e Bob Harper, também ficaram chocados ao ver o resultado (só na final do programa) e se manifestaram via Facebook: "Queremos parabenizar todos os participantes do The Biggest Loser. Não estamos confortáveis em comentar sobre Rachel, porque não fomos os treinadores dela e não tivemos oportunidade de trabalhar com ela em nenhum momento. Qualquer pergunta sobre os participantes do programa deve ir diretamente aos produtores".

Rachel  The Biggest Loser

foto reprodução: The Biggest Loser/NBC

Abra Pappa, uma nutricionista famosa dos EUA, também se pronunciou ao assistir à final do programa. "Rachel é uma menina bonita, mas o meu coração se partiu quando eu a vi hoje à noite". Ela destacou que, além da perda de peso evidente, Rachel mostra sinais de estar desnutrida, notando as linhas ao redor de sua boca e da pele aparentemente desidratada, através de pistas faciais.

Muitas pessoas acusam também a irresponsabilidade da rede NBC, que transmite o programa. Por parte da rede não houve nenhuma declaração oficial até agora. Alguns se perguntam se o prêmio no valor de 250 mil dólares em dinheiro (algo equivalente a 500 mil reais) não iria empurrar os concorrentes talvez longe demais.

A jornalista Brandi Koskie, do site Diets In Review, também lamenta. "Ela queria o prêmio, a glória e ela fez, sem dúvida, o que fosse necessário. É errado e irresponsável da NBC ter permitido que Rachel fosse tão longe, e não ter-lhe dado total apoio em casa. Isto poderia ter sido evitado".

Por Jessica Moraes

Comente