Evite o efeito sanfona das dietas de curto prazo

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Difícil achar uma mulher que nunca fez - ou ao menos pensou em fazer - uma daquelas dietas malucas. Quando o assunto é perder peso muitas pessoas acabam fazendo dietas restritas que ao invés de emagrecer pode comprometer a sua saúde.

As dietas restritas até emagrecem em curto prazo, porém, a pessoa não consegue manter o seu peso, além disso, elas não possuem a quantidade recomendada de nutrientes que o corpo necessita para funcionar e, por isso, faz mal a saúde.

Para emagrecer de forma saudável, o Ministério da Saúde recomenda que sejam consumidas diariamente seis porções de cereais, raízes, batata e massas, três de frutas e sucos, três de leites e derivados, três de legumes e verduras, uma de feijão e sementes, uma de açúcar e doces, uma de carne e ovos e uma de óleo e gordura.

Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme de Gerenciamento de Perda de Peso, o ideal não é aderir dietas restritas e sim procurar um especialista para orientar a perder de peso de forma saudável.

"Seguindo uma dieta com orientação é possível perder até 2 kg por mês de forma saudável, sendo possível manter o peso", afirma. O emagrecimento rápido provoca, além da perda de gordura, a perda de água e uma boa parte dos músculos, tendo como consequência a flacidez e diminuição posterior do metabolismo.

"Se você consome menos de 500 calorias por dia até consegue perder alguns quilos em poucos dias, mas pode não ter energia para fazer as atividades do dia a dia e comprometer a sua saúde", esclarece o nutrólogo.

A boa notícia é que se você aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos é possível notar os resultados em um mês. "Quando você segue uma dieta sem restrições nas primeiras semanas à perda de peso pode até ser maior porque o corpo ainda está se adaptando a essa nova alimentação", ressalta o Dr.André.

Evite o efeito sanfona em 8 passos

Confira algumas dicas para você seguir uma alimentação saudável e garantir o seu peso:

1- Controle a ansiedade, pois ela pode induzir você a comer mais;

2- Faça exercícios físicos diariamente;

3- Beba muita água, no mínimo 2 litros. A água ajuda a hidratar o organismo e eliminar as toxinas;

4- Consuma verduras e legumes diariamente;

5- Evite frituras e gorduras. Tenha o hábito de comer grelhados;

6- Troque o pão e as massas brancas por integrais;

7- Alimente-se de três em três horas;

8- Troque as sobremesas por frutas;


Por Vila Mulher

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