Dieta vegetariana faz bem à saúde?

Saiba quais alimentos devem ser inclusos da dieta de quem não com carne
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Há algumas décadas as dietas vegetarianas estão ficando cada vez mais populares e pudemos conhecer várias vertentes delas. No entanto, eliminar a carne ainda é um assunto polêmico para muitos especialistas, pois alguns dos nutrientes da carne não são encontrados na mesma quantidade em outros. Afinal, quais os benefícios de ser vegetariana?


Primeiro de tudo é preciso ter em mente que existem vários tipos de vegetarianos. O ovolactovegetariano, que consome alimentos de origem vegetal, laticínios e ovos, excluindo todas as carnes do cardápio. O lactovegetariano, que possui apenas vegetais e laticínios na dieta. O vegano, que retira do seu cardápio todo e qualquer alimento de origem animal, inclusive coisas como mel, couro e lã. 

Dietas vegetarianas são saudáveis desde que apropriadamente planejadas e adaptadas à necessidade de cada indivíduo. São adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios na prevenção e tratamento de determinadas doenças. "Uma dieta sem carne diminui o consumo de gorduras saturadas, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e câncer”, ressalta a nutricionista Thaís Souza, da rede Mundo Verde. 

Por isso, o ideal é realizar acompanhamento com um nutricionista para que o cardápio contemple todas as corretas substituições da carne por alimentos de origem vegetal. O vegetariano deve incluir mais variedades de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas em sua alimentação diária.  

Thaís ainda explica que ao retirar as carnes da dieta, devem ser inclusos alimentos fontes de proteína (soja, quinuoa, amaranto, chia, leguminosas e cereais integrais), fontes de ferro (vegetais verdes escuros e feijões), zinco (presente nos derivados de soja, oleaginosas e semente de abóbora) e vitamina B12 (encontrada em laticínios, ovos ou levedo de cerveja). 

Agora, se você segue uma dieta tipo vegana, o ideal é incluir no seu cardápio alimentos ricos em vitamina B6, que pode ser encontrada no amendoim e feijão azuki; e também a niacina, encontrada em algas marinhas, cereais integrais e leguminosas.

Por Helena Dias

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