Dieta pré- verão - os alimentos que potencializam a malhação

Dieta pré verão  os alimentos que potencializam a

Foto: Innocenti and Lee/Image Source/Corbis

Com o verão cada vez mais próximo, as academias e centros estéticos voltam a lotar. Também, não é pra menos, a estação da pouca roupa pede barrigas chapadas, bumbum empinado e pernas torneadas. Então, se você quer virar a ‘musa do verão’ e passa horas a fio suando a camiseta, saiba que não é só de exercício que vive a boa forma física.

Consumir os alimentos certos que o músculo necessita para se desenvolver faz toda a diferença na busca de um corpo saudável. Ingerir carboidratos como frutas antes do exercício faz com que o corpo tenha mais energia para realizar o movimento.

Se você ainda acha que ter uma dieta balanceada é um mero detalhe, vale lembrar que uma alimentação deficiente ou desregrada pode até afetar o rendimento e até mesmo o resultado do treino. Assim como existe alimentos que atrapalham o desempenho do treino, outros podem ajudar na formação de músculos, na manutenção da saúde do tecido muscular e aumento da energia durante o exercício.

Segundo a nutricionista da Bio Ritmo Academia, Fúlvia Hazarabedian, as proteínas, por exemplo, são fundamentais para quem busca músculos volumosos. "As proteínas tem a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se pratica atividade física".

Ela ainda explica que os carboidratos funcionam como fonte de motivação, uma vez que quando oxidados liberam uma grande quantidade de energia, fundamental para a execução dos exercícios e a contração muscular. Os legumes e vegetais não podem ser deixados de lado, pois são alimentos ricos e vitaminas antioxidantes, o que ajuda a prevenir dores musculares.

Mas, não é só isso, tão importante quanto a alimentação é a hidratação, já que quase 70% dos músculos são formados de água. "Sem líquido em nosso organismo, a síntese proteica não acontece, ou seja, não ocorre uma formação eficiente de novos tecidos musculares", conclui a nutricionista.

Por Paula Perdiz

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