Dieta ou exercícios: o que emagrece mais?

Dieta ou exercícios o que emagrece mais

Não dá para manter o corpo em forma e livre de gordurinhas extras sentado na frente da TV ou comendo alimentos pobres em nutrientes o dia todo. Mas na hora de mudar de atitude qual a mais acertada: fazer uma reeducação alimentar ou iniciar uma atividade física?

Bom, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan, Estados Unidos, a resposta está dentro de você. Acha que seu sobrepeso é causado pela má alimentação? Passe a comer bem e tenha a garantia de bons resultados. Agora se acredita que os quilinhos a mais são sinônimo de sedentarismo, mexa-se e perderá os excessos.

Essa questão, na opinião do personal trainer Robson Santos, se torna mais matemática do que fisiológica. Isso porque, quando se ingere mais calorias do que se gasta, a pessoa engorda. E quando gasta mais calorias do que consome ela emagrece. Assim, tanto a dieta quanto a atividade física resultarão no emagrecimento.

"O que acontece é que para perder cerca de 600 calorias você precisa fazer em torno de uma hora de atividade aeróbia, enquanto se você consumir uma barra de chocolate estará ingerindo a mesma quantidade de calorias. O que você acha mais fácil? Não comer a barra ou malhar por uma hora?", questiona Robson.

Em certas situações, a dieta ganha mais pontos que a malhação. O personal trainer exemplifica: "Se você precisa perder muito peso talvez tenha que queimar 1000 calorias ou mais abaixo do seu consumo diário. Imagine o quanto teria que fazer de exercícios? Por isso a dieta se torna mais eficiente na redução de peso, mas, ao mesmo tempo, ela é muito potencializada quando associada a uma rotina de treino."

A quantidade de resultados obtidos por meio de uma atividade física podem até depender do biotipo da pessoa, mas a redução de gordura e a melhora da estética e do condicionamento físico é sempre perceptível. No caso da dieta, tudo vai depender de qualidade dos hábitos alimentares. Se você come mal, somente uma grande mudança nesse quesito pode mostrar resultado em pouco tempo.

"O que diferencia o obeso daqueles que precisam perder apenas uns quilinhos, por exemplo, é a dedicação e tempo despendido para alcançar os objetivos. Quem tem muito a perder passará meses malhando e fazendo dietas mais restritas", comenta Robson. "Por isso vale mais a pena ficar de olho e quando alguns quilinhos extras aparecerem já correr atrás do prejuízo e voltar à forma."

De uma maneira geral, fazer dieta traz mais resultados, mas não deixa seu corpo tonificado, o que aconteceria se você se exercitasse. Pensando por esse lado, que tal juntar as duas coisas? "Uma reeducação alimentar associada a uma rotina de atividade física trará tantos benefícios a sua vida que você nunca mais irá querer voltar à forma antiga ou ao sedentarismo", garante o personal.


Por Juliana Falcão (MBPress)

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